Comunidade intermunicipal inaugura centro Europe Direct Viseu Dão Lafões

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões irá inaugurar na próxima segunda feira, dia 3 de maio o primeiro centro Europe Direct Viseu Dão Lafões (2021-2025), resultado de uma candidatura apresentada em reposta a um convite lançado pela Comissão Europeia. O espaço vai abranger não só a região, mas também a Região de Aveiro, e passará a disponibilizar informação relacionada com as questões europeias.

Por Mariana Fernandes

O Europe Direct Viseu Dão Lafões será um dos 15 centros de nova geração que atuam, em Portugal, enquanto espaço privilegiado de diálogo para a promoção do projeto europeu. 

Em comunicado, a CIM Viseu Dão Lafões esclarece que “a sua área de intervenção abrange o território de Viseu Dão Lafões e a Região de Aveiro e irá trabalhar em estreita colaboração com a Representação da Comissão e com o Gabinete do Parlamento Europeu no respetivo Estado Membro (Portugal)”. 

O centro Europe Direct Viseu Dão Lafões, atuará como intermédio entre os cidadãos, empresas, instituições locais e a UE, dispondo de informação, orientação, assistência e respostas a perguntas sobre as instituições, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento europeu. 

O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, explica que o centro constitui “mais um passo importante para a região Viseu Dão Lafões e para os seus Municípios na proximidade institucional com a EU”.

Salientar que a Região de Viseu Dão Lafões é compreendida pelos concelhos de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão; Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela. A Região de Aveiro é compreendida pelos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga, Vagos. 

a