Politécnico de Viseu na sessão sobre papel do ensino superior na liderança europeia da economia digital

Em comunicado, o Politécnico de Viseu divulga o encontro internacional online sobre Transição Digital, a realizar na próxima quinta-feira, dia 29 de abril, entre as 10h30 e as 17h00. O programa intitulado de “Em abril, digitais mil” surge no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a convite do Ministério da Ciência e é de livre acesso, mas de inscrição prévia.

Por Mariana Loureiro

Apostar numa rápida transição digital inclusiva e justa de toda a população portuguesa é um dos principais objetivos do nosso país. Nesse sentido, o papel desempenhado pelas instituições de Ensino Superior tem-se revelado cada vez mais importante para desempenhar “um papel crucial nessa liderança europeia da economia digital”. O reforço da inovação e desenvolvimento de competências a nível da Cidadania, Conhecimento e Emprego, em toda a União Europeia, contribuem para o avanço e proteção de uma Democracia Digital mais sólida.

Na abertura do programa conta-se com a presença de entidades oficiais, representantes das instituições europeias de Ensino Superior e de Institutos de Investigação como Jorge Sousa, presidente do Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE.PT); Manuel Heitor, político no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; João Monney Paiva, presidente do Instituto Politécnico de Viseu; entre outras. Figuras do setor industrial e que podem apresentar boas práticas estrangeiras serão também convidados a abordar estes temas.

Esta iniciativa tem o apoio da TICE.PTT e todas as sessões terão um espaço dedicado à discussão dos assuntos e de respostas a questões do público. Para as inscrições e mais informações pode consultar o site: www.abrildigital1000.ipv.pt.