Município de Viseu distribui 100 Rodas Ativas para melhorar saúde de mais de 3000 crianças

O Município de Viseu está a distribuir 100 Rodas Ativas, para melhorar a saúde de mais de 3000 crianças, que frequentam as escolas do concelho. O projeto chama-se “Roda Ativa” e é da responsabilidade da Divisão de Desporto, Saúde e juventude da autarquia no âmbito do programa municipal CRESCER ATIVO – projeto ESCOLA ATIVA.

Por Mariana Fernandes

Ermelinda Afonso, vereadora do Desporto, Saude e Juventude

A ferramenta de promoção de exercício físico foi criada para auxiliar os professores na realização de Pausas Ativas e dirige-se às comunidades escolares dos Jardins de Infância e 1º ciclo do ensino básico do concelho. Conceição Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Viseu afirma que “mais uma vez, Viseu distingue-se na implementação de boas práticas que promovem a saúde e o bem-estar junto dos mais jovens”.

Ermelinda Afonso, vereadora do Desporto, Saúde e Juventude acrescenta ainda que “as Pausas Ativas se apresentam como uma estratégia que potencia um Ambiente Ativo na comunidade escolar, possibilitando trabalhar o movimento para quebrar a rotina da aula dando às crianças um intervalo divertido, com o objetivo de despertar o corpo e revigorá-las”.

Criada durante o último período de confinamento (janeiro a março de 2021), a “Roda Ativa” começa a ser distribuída durante esta semana, nas escolas dos vários agrupamentos que integram o projeto. A presidente da autarquia viseense, que se confessou “muito curiosa” para ver como tudo funcionava, teve oportunidade de ver uma demonstração da nova ferramenta, na Escola Básica Aquilino Ribeiro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, os níveis de sedentarismo provocada  pela falta da prática de exercício físico da população, constituem o 4º fator de risco de mortalidade a nível mundial. “As crianças e os adolescentes não devem passar mais de 2 horas por dia em atividades realizadas na posição deitada ou sentada, já que correm o risco de ver afetados negativamente parâmetros de saúde, dieta, aptidão física e desempenho cognitivo”, revela Ermelinda Afonso.

Este ano letivo, o projeto Escola Ativa envolve mais de 3000 crianças do concelho, de 171 turmas, dos Agrupamentos de Escolas Infante D. Henrique, Viso, Grão Vasco e Mundão, para além de algumas instituições privadas.