Diálogo dos Cidadãos vai abordar “Os jovens e o futuro da Europa social”

No dia 4 maio irá decorrer, em formato digital, entre as 14h e 15h30 (hora de Lisboa), um Diálogo dos Cidadãos sobre “Os jovens e o futuro da Europa social”. Com moderação de Cláudia Semedo, a discussão será conduzida pelas questões dos participantes. Nicolas Schmit, Comissário Europeu para o Emprego e Direitos Sociais, e Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, serão os intervenientes neste Diálogo numa sala virtual com os jovens. As inscrições estão abertas até ao dia 3 de maio no site da EUSurvey.

Por Luís Silva

O evento vai decorrer em português e em inglês, podendo as perguntas dos participantes ser colocadas num destes idiomas. A sala virtual tem uma capacidade máxima de 60 pessoas. O Diálogo também vai ser transmitido em streaming no Facebook e no Twitter, plataformas nas quais também se podem fazer perguntas e comentários.

Questões associadas à proteção social, à forma como os jovens estão a lidar com a pandemia de Covid-19, perspetivas futuras e expectativas em relação aos governos nacionais e da União Europeia serão algumas das que estarão em cima da mesa neste Diálogo, que se insere na Conferência sobre o Futuro da Europa. Dias antes da realização da Cimeira Social, que acontecerá no dia 7 de maio, no Porto, “o comissário europeu e a ministra portuguesa querem ouvir os jovens numa discussão aberta e sem intermediários sobre o futuro da Europa social”, assegura a Comissão Europeia.

Em comunicado, a CE declara que este Diálogo “coloca os cidadãos no centro da ação da UE e reforça a ligação entre eles e as instituições que os servem”. A Comissão completa que este é “um exercício sem precedentes, aberto e inclusivo, de democracia deliberativa”, no qual é possível participar-se através da plataforma multilingue disponível no site futureu.europa.eu.

a