Município de Viseu investe 860 mil euros em obra que melhora mobilidade no concelho

A inauguração da obra de acesso a Rio de Loba (rotunda do antigo matadouro), em Viseu realizou-se no dia 20 de Abril, momento esse que marcou o arranque dos trabalhos. A intervenção inclui a execução de uma nova rotunda e o alargamento de um troço da EN229, que faz a ligação entre Viseu e Satão. O investimento previsto é de 860 mil euros, totalmente suportado pela autarquia de Viseu. 

Por Mariana Fernandes

Durante o ato de consignação Conceição Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Viseu, afirmou que “era da mais inteira justiça que estivesse aqui o presidente António Almeida Henriques, que desde o primeiro minuto se bateu por esta obra. Tudo fez para que hoje pudéssemos estar aqui”. O momento contou com a presença de toda a equipa do Executivo municipal, bem como dos presidentes das Juntas de Freguesia de Rio de Loba e Viseu.

Importa salientar que a obra de acesso a Rio de Loba era uma das precedências identificadas por António Almeida Henriques no que respeita à mobilidade na cidade de Viriato.  Com o avançar da obra, que se junta ao alargamento de Estrada Nacional 16, em fase de conclusão, e o novo acesso à Avenida da Europa com o prolongamento da Avenida António José de Almeida, já concluído, “ficam dados os passos necessários para aumentar as condições de mobilidade em Viseu para as populações do concelho”, diz o município em comunicado.

“Esta é uma obra fundamental em termos de acessibilidades para todo o Norte do concelho de Viseu, e em especial para Rio de Loba”, recorda João Paulo Gouveia, vice-presidente da autarquia.

Segundo Carlos Gama, presidente da Junta de Freguesia de Rio de Loba é “uma obra reivindicada há muitos anos e muito importante para Rio de Loba e para a sua população. Fica também como marco do princípio da requalificação da EN229, pelo que só posso agradecer ao Município de Viseu todo o empenho colocado neste processo. Hoje é o dia em que o sonho se torna realidade”.

A consignação da empreitada apresenta, assim, o culminar de um processo que demorou três anos a ser desenvolvido. Após um longo processo, primeiro com as Infraestruturas de Portugal, e depois devido a negociações de expropriação, a obra foi finalmente desbloqueada.

“Devemos também ao Presidente António Almeida Henriques, pela dedicação e total empenho que colocou neste projeto, a concretização desta obra estruturante que servirá as duas maiores freguesias do concelho”, afirmou Diamantino Santos, presidente da Junta de Freguesia de Viseu, falando acerca das dificuldades ao longo de todo o processo.

Zona de intervenção, junto ao antigo matadouro

Além da execução da rotunda e do alargamento do troço da estrada, os trabalhos incluem também a instalação de muros de suporte em betão armado, muros de vedação, lancis nos limites do arruamento e passeios, bem como sinalização rodoviária, zonas verdes e a instalação de redes de abastecimento de água, de drenagem de águas residuais e pluviais, e de infraestruturas elétricas e de telecomunicações.

a