Os dias que marcaram a ESEV

A Escola Superior de Educação de Viseu foi palco para mais um evento formativo e solidário. A semana cultural intitulada de “ESEV MARCA-TE” realizou-se de 3 a 6 de dezembro e contou com a presença de vários ex-alunos e da Tunadão 1998, que encerrou o evento.

O “ESEV MARCA-TE” foi organizado pela Escola Superior de Educação de Viseu, pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, pela Associação Académica do Instituto Politécnico de Viseu e a Cruz Vermelha. Várias palestras e workshops lecionados por antigos alunos tiveram lugar no evento, com o objetivo de mostrar aos estudantes a importância da experiência académica num futuro profissional.

O evento arrancou com uma sessão de apresentação dos Órgãos de Gestão da Escola Superior de Educação representados por Esperança Ribeiro, presidente do Conselho Pedagógico, por João Paulo Rodrigues Balula, presidente da Escola Superior de Educação de Viseu e por Belmiro Rego, presidente do Conselho Técnico-Científico da ESEV. A mesma teve por base a importância dos estudantes participarem no funcionamento da escola melhorando a instituição, “A escola são os alunos e a vossa opinião é importante e é ouvida nas reuniões”, afirmou Esperança Ribeiro.

Tomé Antunes, ex-aluno de Animação Cultural abriu as palestras no primeiro dia do evento, no período da tarde.

O segundo dia do “ESEV MARCA-TE” foi preenchido por Ramon Freitas e Catarina Melo, na parte da manhã. Os alunos ambos licenciados e Artes Plásticas e Multimédia, partilharam as suas aventuras e experiências após terminarem a licenciatura.

Catarina Melo, após terminar o curso teve a oportunidade de trabalhar na televisão da Feira de São Mateus, em Viseu, e durante esse tempo surgiu a proposta para ser freelancer numa empresa em Águeda, onde poderia exercer atividades dentro da sua área de licenciatura. “Olhar para cada passo dado e pensarem que o mereceram pelo vosso esforço” foram palavras da ex-aluna, explicando que os estudantes atuais não podem olhar para cada obstáculo como sendo fruto da sorte.

“Não é o curso que vos faz, mas são vocês que fazem o curso” foi umas das frases que marcou a presença de Ramon Freitas. O ex-aluno aconselhou os alunos a fazerem aquilo que mais gostam, trabalhando nisso mesmo.

Na sessão da tarde, a ESEV recebeu os ex-alunos Jonatan Regalo e Paulo Santos licenciados em Publicidade e Relações Públicas.

Ambos os ex-alunos partilharam as suas experiências e falaram acerca do seu percurso até os dias de hoje. Incentivaram os alunos a terem sucesso escolar e defenderam que todo o conhecimento que é transmitido na escola ao longo dos três anos de curso é uma base importante para o sucesso no mundo do trabalho.

O penúltimo dia do evento foi marcado pela presença de Rúben Amorim, antigo aluno de Educação Social. Tal como os outros ex-alunos, salientou e incentivou ao sucesso escolar e partilhou a sua experiência. “Fora do horário escolar participava em várias atividades extracurriculares e todo o conhecimento que absorvia colocava em prática para situações futuras”, afirmou.

“As competências que vão adquirindo são 50% daquilo que vai ser o vosso conhecimento no mundo profissional. Os outros 50% adquirem-se com a experiência através de congressos, seminários, workshops”, foram também palavras de Rúben Amorim no que diz respeito ao conhecimento adquirido ao longo dos três anos de licenciatura.

O evento organizado pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Viseu terminou em grande com várias participações.

O último dia contou com a presença de Roger Bento, antigo aluno de Animação Cultural, que atualmente trabalha como colaborador da APPACDM de Viseu. “Identifiquei-me muito com a escola, com o curso e escolhi a ESEV por isso mesmo. E abriu-me muitas portas para que pudesse trabalhar em áreas distintas”, destacou o ex-aluno.

Na parte da tarde, antigos alunos de Comunicação Social contribuíram com os seus testemunhos. João Paiva, atualmente jornalista desportivo na TVI, partilhou o seu percurso até alcançar um lugar num dos principais canais de comunicação. “O estágio é muito importante, é uma porta que vocês têm para o mundo do trabalho”, destacando a oportunidade de trabalhar num dos mais conhecidos canais de televisão.

Diogo Pereira, atualmente jornalista da Rádio Jornal Centro, também esteve presente e abordou o tema da precariedade na área do jornalismo. O ex-aluno desmistificou o facto de a maioria dos jovens acreditar que os melhores cursos e professores estão apenas nos grandes meios urbanos. “Começar num meio pequeno é uma maior valência, já que permite aprender mais rápido, adquirir mais facilmente bases que numa grande cidade”.

O evento encerrou com um jantar de convívio entre a comunidade estudantil da escola, e com a presença e atuação da Tunadão 1998 – Tuna do Instituto Politécnico de Viseu.

Texto: Maria Inês Gonçalves

Imagens: Pedro Ferreira