Rota dos vinhos do Dão: formação online arranca hoje

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai dar início ao Programa de Capacitação “Enoturismo no Dão – Qualificar a Oferta”. Esta iniciativa está a ser desenvolvida em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão) e tem como objetivo agregar valor acrescentado à Rota dos Vinhos do Dão, por via da qualificação da sua oferta de serviços de enoturismo.

Por Luciana Soares

Com início hoje (22 de abril) a proposta de formação online, destinada a agentes económicos do setor, destaca-se pela sua forte componente de mentoria individual. Vai contar com as habituais ações de capacitação coletivas e será dada a oportunidade, a cada um dos participantes, de agendar reuniões de trabalho individuais com mentores que integram a “Bolsa de Mentoria” deste programa. Segundo a autarquia este apoio “mais focado e de proximidade, permitirá identificar e dar uma resposta adequada às necessidades específicas de cada um dos produtores”.

Com esta ação, a CIM Viseu Dão Lafões e a CVR Dão, procuram conferir ao setor vitivinícola um novo dinamismo, capaz de contribuir, de forma sustentada, para o crescimento e diferenciação da oferta regional de serviços relacionados com enoturismo, valorizando o vinho do Dão.

Este projeto “Enoturismo na Região Demarcada dos Vinhos do Dão” está a ser desenvolvido no âmbito do Programa Valorizar, o projeto e prevê a dinamização da Rota dos Vinhos do Dão, com propostas diferenciadoras, tirando partido de outras iniciativas com potencial turístico já em curso no território, nomeadamente ao nível da gastronomia, da ativação do património histórico, das tradições culturais e da vertente natureza, com particular incidência no inegável valor histórico e patrimonial vitivinícola existente na região do Dão.

Um investimento financeiro de 300 mil euros que envolve os 14 municípios da CIM, tendo ainda, como parceiros a Associação de Hotelaria e Restauração (AHRESP), o Turismo Centro de Portugal e a Viseu Marca.

O Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho deixa claro que “o Dão e a sua Região Demarcada conferem ao território de Viseu Dão Lafões um potencial ímpar” e afirma que a CIM e os seus parceiros “estão empenhados em dinamizar enquanto fator de atratividade e desenvolvimento do nosso território”.

A iniciativa “feira do vinho do dão” devido à pandemia da covid-19 será em formato digital e termina no próximo dia 3 de maio. Todos os néctares da Região Demarcada do Dão estão disponíveis na plataforma de comércio digital dott.pt

a