Viseu. Orçamento participativo Cidade-Jardim recebe 111 propostas

A primeira fase do Orçamento Participativo (OP) Cidade-Jardim, destinada à apresentação de propostas, terminou com um resultado de 111 propostas. Dentro das várias propostas, 32 são destinadas às escolas de ensino secundário, profissional e superior do concelho, já as restantes 79 resultam da participação de viseenses e amigos de Viseu.

Por Luciana Soares

As propostas foram distribuídas por duas tipologias de projeto onde se insere a valorização ambiental ou de equipamento de jardins, matas, bosques ou de espaço público”, com 39 propostas o que corresponde a 35% do total e a “adoção de boas práticas de sustentabilidade”, com 11 propostas, que corresponde a 10% do total. Das 15 tipologias definidas em regulamento, apenas uma não foi considerada em nenhuma das duas linhas.

Todas as 25 freguesias que compõem o concelho de Viseu se encontram representadas, sendo Viseu e Ranhados aquelas que reúnem um maior número de propostas, com 63 e 28, respetivamente.

Em comunicado a autarquia afirma que “não foi possível a realização de Assembleias Participativas presenciais, dada a atual situação pandémica e todas as restrições impostas, as mesmas não foram esquecidas, tendo sido organizadas duas Assembleias online (via Plataforma ZOOM), direcionadas para as Freguesias e toda a comunidade em geral”. As escolas também foram envolvidas neste formato digital e “Ao todo, mais de 160 pessoas participaram destes momentos, onde foram esclarecidas dúvidas, discutidas e apresentadas ideias”, revela a autarquia.

Já teve início a segunda fase e aqui são “analisadas as propostas, pela equipa do Orçamento Participativo” que termina 16 de maio, data em que serão publicados os projetos provisórios, das propostas que avancem para a próxima fase. Assim que os projetos provisórios forem publicados, os seus proponentes terão até 31 de maio para reclamar da sua exclusão ou edição, que terão resposta até 15 de junho, dia em que vão ser publicados os projetos definitivos que irão à fase de votação. A votação, abre a 16 de junho e prolonga-se até 18 de julho.

A autarquia acrescenta que o “Orçamento Participativo tem uma dotação global de 300 mil euros, dos quais 50 mil destinam-se a ser aplicados na linha Escolar. Na linha OP Cidade-Jardim, cada Freguesia poderá arrecadar um ou mais projetos vencedores, num total máximo de 50 mil euros. Já na linha OP Cidade-Jardim Escolar, 20 mil euros é o montante máximo que cada escola poderá beneficiar com projetos vencedores”.

A votação será universal, para todos – cada cidadão terá à sua disposição seis votos em que quatro se destinam à linha OP Cidade Jardim e dois à linha OP Cidade-Jardim Escolar. Esta iniciativa municipal mantém-se inclusiva e acessível a toda a comunidade, munícipes, residentes e amigos de Viseu, nomeadamente a renovação do “Voto Inclusivo”.

As propostas podem ser consultadas em  www.viseuparticipa.pt e podem ser votas através da plataforma VISEU PARTICIPA ou por SMS (número a anunciar).