VISEU AJUDA já respondeu a perto de 2000 ocorrências e apoiou mais de 1000 famílias

O Município de Viseu, alguns dias apenas após a deteção dos primeiros casos da COVID-19 em Portugal, lançou a linha de emergência VISEU AJUDA. Um ano depois, a linha apoiou cerca de 1200 famílias viseenses e 504 menores em situação de carência, isolamento ou outra de emergência social. Um balanço feito pela câmara de Viseu revela cerca de 2000 ocorrências desde o início do projeto criado para ajudar famílias na crise provocada pela Covid-19. O valor deste investimento foi de 132 mil euros.

Por Mariana Fernandes

Segundo Conceição Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Viseu, o projeto “Viseu Ajuda foi uma das apostas mais acertadas que concretizámos, face a esta terrível pandemia que se abateu sobre o mundo. Permitiu uma resposta concertada, rápida e solidária, face às necessidades vividas por muitas famílias neste período crítico”.

O projeto solidário teve uma primeira fase, que decorreu entre março e junho de 2020, prestando apoio 7 dias por semana, entre as 9 e as 20 horas.  Após esse período, o Viseu Ajuda manteve-se ativo com alguns ajustes, mas sempre com o mesmo propósito para resolver situações de emergência e carência social. Disponibilizando uma reposta imediata para fornecer bens e serviços básicos, refeições, medicamentos, compras ao domicílio e reparações domésticas, e agendar a recolha de resíduos ao domicílio de pessoas infetadas pelo novo coronavírus.

O impacto desta linha de ajuda excede os apoios sociais atribuídos diretamente e a agilidade demonstrada em tempos de crise. “Melhorámos o conhecimento social do concelho e sinalizámos à Segurança Social centenas de famílias em situação de vulnerabilidade, não cobertas pelos instrumentos de proteção social do Estado”, afirma Cristina Brasete, vereadora da Ação social.

A vereadora responsável pela pasta da Ação Social confessa que “ao longo destes meses, aprimorámos o serviço o que, em conjunto com a Segurança Social, tem permitido, inclusive, garantir uma intervenção estrutural e continuada no tempo para as respetivas famílias, o que lhes possibilita ter um acompanhamento e apoios regulares”.

A nível geográfico, as freguesias de Viseu, Abraveses e Rio de Loba foram os locais onde a prestação de serviço esteve mais ativa. As compras de supermercado representam a maior fatia dos pedidos de apoio realizados, seguindo-se as compras de medicamentos e o fornecimento de refeições.

Em fevereiro de 2021, o programa municipal Viseu Ajuda passou a garantir o transporte de cidadãos viseense, no âmbito do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19. Os apoios não ficaram por aqui e o município de Viseu e as juntas de freguesia apoiaram esta causa garantindo transporte a uma centena de cidadãos para serem vacinados no Pavilhão Multiusos de Viseu.

“A resposta à pandemia continua a ser a prioridade da autarquia. Continuaremos na linha da frente, através do VISEU AJUDA ou de outros mecanismos que venham a ser necessários, a proporcionar uma resposta rápida e eficaz aos viseenses mais afetados por esta situação. A solidariedade é também uma marca do projeto que a nossa equipa vai continuar a cumprir”, conclui Conceição Azevedo.

a