Presidenciais 2021: 151 mil eleitores vão votar antecipadamente

Prazo para pedir voto antecipado termina quinta feira.

Por Inês Silva

Até às 23h59h desta terça feira, 12 de janeiro, mais de 151 mil eleitores já tinham registado o pedido de voto antecipado para as eleições presidenciais que vão decorrer no dia 24 de janeiro, disse fonte do Ministério Interno à Lusa.

Devido à pandemia de covid-19 as exceções incluídas no voto antecipado foram alargadas, e estão a ser batidos os recordes de pedidos de votos antecipados diariamente.

Quem não puder votar nas presidenciais no dia 24 de janeiro, cuja causa seja mobilidade, pode pedir, até ao dia 14 de janeiro, quinta feira, para praticar o seu direito de voto uma semana antes. O voto antecipado em mobilidade é agora mais flexível e permite ir votar na sede de cada um dos 308 concelhos portugueses. No caso de doentes covid-19, o prazo para requerer o voto antecipado começa dia 14 e termina dia 17.

O pedido para aderir ao voto antecipado pode ser feito por correio normal ou pela internet através do website www.votoantecipado.mai.gov.pt.

A campanha eleitoral arrancou no dia 10 de janeiro e termina dia 22, sendo marcada pelo contexto atual de pandemia vivido em Portugal. A concorrer nestas eleições estão sete candidatos, Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS-PP), Ana Gomes (PS), André Ventura (Chega), Marisa Matias (BE), João Ferreira (PCP), Tiago Mayan (IL) e Vitorino Silva (RIR).

Os eleitores que pediram o voto antecipado votam no dia 17 de janeiro, domingo, na mesa de voto do local escolhido.

Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

a