Governo faz balanço de dois anos de legislatura

Foi emitido um documento no qual é feito o balanço do segundo ano do XXI Governo, que no passado dia 26 de novembro, celebrou dois anos desde a tomada de posse.

Foi há dois anos que o atual governo entrou em funções, fruto de uma solução governativa que ficará para a história da política portuguesa.

O executivo liderado por António Costa considera que “os resultados obtidos pela mudança nas políticas públicas confirmam que havia uma solução à austeridade”. Num documento publicado na página oficinal do Governo, o primeiro-ministro refere que “no final do segundo ano de legislatura, o executivo deu início a cerca de 80% das quase 1 100 medidas inscritas no Programa de Governo. A meio da legislatura, que terminará em 2019, “apenas 20% das medidas do Programa de Governo não tiveram ainda início”.

Do total de medidas que já começaram a ser implementadas (869), 26% estão em fase preparatória e mais de metade das medidas já iniciadas, 54%, já está em fase de execução.

No que diz respeito aos capítulos relativos ao programa do Governo nos quais há maior execução (superiores a 60%), o executivo socialista destaca o primeiro capítulo, “Virar a página da austeridade”, o segundo, “Convergência com a Europa” e o sétimo, “Mais coesão, menos desigualdades”.

O Governo de António Costa, sustentado no Parlmento por toda a esquerda, afirma, ainda, que “pela primeira vez, nos últimos dez anos, o país cumpriu as metas orçamentais, registando o défice mais baixo da democracia”, concluindo que “quando os resultados confirmam a estratégia, devemos prossegui-la e reforçar as medidas que a concretizam. Fazer mais, para alcançar ainda melhores resultados”.

 

Texto: Mariana Rebelo Silva

Imagens: XXI Governo

 

 

a