Pedro Sánchez: do basquetebol à política

Pedro Sánchez, atualmente Presidente do Governo da Espanha, era um jogador de basquetebol no Club de Baloncesto Estudiantes. Nascido a 29 de fevereiro de 1972, em Madrid, estudou economia, primeiro na capital espanhola e depois em Bruxelas.

Por Marta Fernandes

Cedo percebeu que tinha um interesse profundo pela política e, aos 21 anos, fundou a Juventude Socialista de Tetuán, em Madrid, da qual foi secretário-geral. Nesta altura, Pedro Sánchez estudava ciências Económicas e Empresariais na Universidade Complutense.

A dedicação total à política só começou neste período, já que, até aí o basquetebol não o permitia ceder muito do seu tempo. No ano de 1996, associou-se a um projeto totalmente diferente, ao ser convidado para o cargo de consultor económico da ONU em Sarajevo, durante a guerra da Bósnia.

O percurso de Pedro Sánchez, a sério na política começou no ano de 2000 como delegado no 35º Congresso Federal do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol). Depois, no ano de 2003, tentou ingressar na política local de Madrid, mas não conseguiu a vaga de vereador, até que, no ano seguinte consegue o lugar.

A vida dá voltas e a do Presidente do Governo de Espanha também deu. Entre 2004 e 2009, foi um dos membros da Assembleia-Geral de Caja Madrid, como representante, proposto pelo PSOE, do Ayuntamiento de Madrid. No ano de 2008 concorreu às eleições gerais, mas não conseguiu obter cadeira. Mais uma vez, a sorte esteve do seu lado, tendo então, um ano depois direito ao lugar de deputado.

Os sonhos de Pedro Sanchéz não pararam, e desde 2014 que a corrida ao cargo de secretário geral do PSOE não parou. Em 28 de junho, foi proclamado candidato pelo PSOE, ao ter obtido mais de 40 000 apoios. Foi o candidato que mais apoios conseguiu e, nas eleições celebradas no dia 13 de julho, obteve 49% dos votos, frente a 36% de Madina e 15% de Pérez Tapias, proclamando-se assim o vencedor.

A liderança demorou pouco tempo e em 2015, Sanchéz viu-se a ser levado à demissão do cargo de secretário-geral.  Contudo, devido à resiliência, que o caracteriza, conseguiu protagonizar uma reviravolta. Os primeiros sinais apareceram em maio de 2017, quando Pedro Sanchéz, regressa à liderança do PSOE.

O gosto pelo vencer está desde cedo intrínseco na sua pessoa, daí ter superado os abalos da sua carreira política. Após este longo caminho, Pedro Sánchez encontra-se desde 2 de junho de 2018 a ocupar o cargo de Presidente do Governo de Espanha.

a