Comissão Europeia adota Pacote de Alargamento 2023 e propõe negociações com a Ucrânia e a Moldávia

A Comissão Europeia promulgou hoje o Pacote de Alargamento 2023, incluindo a Ucrânia, a Moldávia e a Geórgia. O relatório destaca o progresso em reformas e apresenta diretrizes para o futuro. Além disso, foi lançado um Plano de Crescimento para os Balcãs Ocidentais, com um mecanismo de reformas de seis mil milhões de euros.

Por: Telma Costa

A comissão anunciou hoje a adoção do Pacote de Alargamento 2023, que abrange uma análise detalhada dos progressos e situação dos países em processo de adesão à União Europeia. Este ano, a avaliação estende-se à Ucrânia, à República da Moldávia e à Geórgia, refletindo o compromisso da UE em expandir a União Europeia para além das fronteiras.

O relatório do Pacote de Alargamento 2023 centra-se nos avanços realizados por esses países na implementação de reformas fundamentais e fornece diretrizes claras sobre  as prioridades futuras. O processo de adesão à União Europeia  continua a ser baseado no mérito, com os progressos e objetivos de cada país sendo o fator determinante.

Adicionalmente, a comissão Europeia lançou um novo Plano de Crescimento para os Balcãs Ocidentais, com o intuito de permitir que a região beneficie antecipadamente de alguns dos benefícios associados à adesão. Este projeto tem como objetivo estimular o desenvolvimento econômico e acelerar a harmonização socioeconómica na região. Com o intuito de apoiar esta iniciativa, foi sugerido um mecanismo inovador de incentivo a reformas e crescimento nos Balcãs Ocidentais, com um financiamento de seis mil milhões de euros no período de 2024 a 2027. Contudo, os pagamentos estarão sujeitos à realização das reformas acordadas.

O Alargamento da União Europeia desempenha um papel relevante no fortalecimento das relações com os países parceiros, com o objetivo de promover a estabilidade, a democracia e a prosperidade na Europa. O progresso na implementação de reformas fundamentais e na adesão aos valores e normas europeias permanece fundamental.

a