Fim das touradas na televisão pública divide posições na comunidade viseense

Face ao anúncio da retirada da transmissão de touradas na televisão portuguesa por parte da RTP1, os viseenses dividem-se. A maioria repudia o evento e a sua transmissão tendo em conta a violência associada e a posição dos animais.

Por João Nogueira, Patrícia Santos e Tânia Chaves

É o caso de Paula Lopes, de 47 anos, que declara que as touradas “nem devem ser transmitidas, nem feitas”. Relativamente à violência contra os animais associada neste evento, a viseense afirma: “são animais que têm sentimentos e dor, e por isso também devem ser respeitados”. Concordando com o mesmo ponto de vista, Mariana Souto, jovem estudante de 17 anos, assume que não gosta de ver o sofrimento de animais, porque “os animais são seres vivos, sentem e não devem ser magoados”.

Com outra perspetiva, José Rebelo, de 52 anos, revela insatisfação relativamente ao recente anúncio da estação pública. “Vivemos em democracia. Quem não gosta que não vá, mas não proíbam quem gosta”. Sobre a posição do animal, o entrevistado afirma o lado selvagem do touro: “Eu não estou preocupado com a questão animal. O que é que se faz a um boi? Não vai para um talho e não se come? O que é que se faz com as galinhas? Tem-las no quintal e depois não as vai comer? Qual é o problema com o touro?”. Complementando, José Rebelo refere ainda a importância deste evento para a empregabilidade: “Nós temos de ter uma grande preocupação com a criação de emprego. À volta do touro há milhares de postos de trabalho, e nós temos de os assegurar”.

Podendo ser questionado como um ato de censura à cultura tradicional portuguesa pela estação pública, Paula Lopes discorda: “há tradições que não deviam ser tradições. Desde o momento em que não respeitem certas diretrizes, para mim não tem lógica.”. Mariana Souto discorda que as touradas sejam “um espetáculo”, reforçando que “nem deviam ser consideradas como algo português, nem fazer parte da cultura. não deve ser um espetáculo.” Pelo contrário, José Rebelo considera isto um ato de censura à tradição portuguesa: “Portugal é um país envelhecido, as pessoas têm dificuldade de mobilidade. É cada vez mais importante que não se perca esta cultura portuguesa e ibérica, e que as pessoas possam disfrutar dela no seu lar, em segurança”.

Esta semana, 240 personalidades assinaram uma carta que apoia o anúncio do fim da transmissão de touradas na RTP1, visando o fim da violência contra os animais neste tipo de eventos. Catarina Martins, Pedro Teixeira e Rodrigo Guedes de Carvalho estão entre as pessoas que assinaram a carta.

Imagem de LEEROY Agency por Pixabay