“Deixei algumas coisas por fazer que gostava de ter feito”

Fernando Ruas, antigo presidente da Câmara Municipal de Viseu e atual deputado do Grupo do Partido Popular Europeu (Democratas-Cristãos), defende que a Europa é o futuro da população e que todos nós devemos apoiar a União Europeia.

Fernando Ruas ocupa um lugar de eurodeputado no Parlamento Europeu e refere que se sente normal ao ocupar este cargo, pois já tinha um cheirinho destas atividades. No passado, foi membro fundador do comité das regiões europeias. Até maio de 2014 estava sistematicamente em Viseu e ia de vez em quando a Bruxelas, mas neste momento sucede exatamente o contrário, como o próprio nos diz: “a periocidade com que ia a Bruxelas era de uma vez por mês e agora é ao contrário, agora estou cá diariamente e, de vez em quando, ao fim de semana, vou a Viseu”.

Ao falarmos da cidade de Viseu e dos seus habitantes, Fernando Ruas fica com um “brilho no olhar” e, nas suas palavras, demonstra o orgulho dos seus mandatos e do seu trabalho a cargo daquela autarquia. O antigo autarca afirma que não fez tudo aquilo que era possível, salientando que deixou algumas coisas que gostava de ter feito. “Deixei algumas coisas por fazer que gostava de ter feito, nomeadamente acabar o projeto rodoviário que tinha para a cidade”, afirmou ao #dacomunicação, acrescentando que tem orgulho em ter deixado a cidade de Viseu como melhor cidade para viver.

Defensor da sua cidade e do seu berço, Ruas não diz que não a um futuro regresso à cidade de Viseu como autarca, até porque se considera “um cidadão livre”. Ao #dacomunicação, confessou que a presidência do município não é um cargo que tenha nos seus projetos, mas também não fecha a porta. “Se eu fechar a porta, como disse noutras circunstâncias, era o único cidadão de Viseu que não poderia concorrer à Câmara Municipal e isso eu não quero”, reitera.

Como eurodeputado, e estando no meio de toda a atividade política europeia, Ruas considera a seca que se vive em Portugal como um assunto que preocupa toda a gente. O deputado assegurou que a União Europeia “ajudou a fazer as infraestruturas (como por exemplo as barragens) todas e agora também têm um mecanismo para catástrofes”. De acordo com o ex-autarca, “os fenómenos que temos assistido e presenciado são coisas que acontecem e que são repetíveis, sobretudo a Sul da Europa, onde vivem 130 milhões de pessoas”. Fernando Ruas acrescenta ainda que haverá “uma resposta estruturada, à medida da união europeia”.

Feliz com o seu atual cargo como eurodeputado, e com todo o trabalho feito até a este momento, Fernando Ruas tem ainda dois anos pela frente e afirma que depois pensará o que fazer a seguir.

 

 

Texto:Mónica Lourenço, Ricardo Quintans e Sara Fernandes

Imagem: Fernando Ruas oficial

 

a