Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu

A 13ª edição do Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu decorrerá entre os dias 28 de novembro e 19 de dezembro, por via online e de forma gratuita.

Por Mariana Cabral

Acolhendo um total de 18 concertos, o festival conta com um total de 400 músicos, todos eles portugueses ou residentes em Portugal, tendo representantes de países como Espanha, Grécia, Croácia, Argentina, Cuba, Polónia e Roménia. 

Para salvaguardar a segurança do seu público os concertos não vão ser presenciais, pois serão todos transmitidos via live streaming. Estes irão decorrer em vários espaços espalhados pela cidade de Viseu, como o Museu Nacional Grão Vasco, Teatro Viriato, Pavilhão Multiusos, Conservatória de Música de Viseu, Salão Nobre da Câmara Municipal de Viseu, Igreja da Misericórdia e na Aula Magna do IPV (Instituto Politécnico de Viseu) que fez uma parceria com o festival no âmbito da programação das comemorações dos 40 Anos.

A programação é muito variada, com vários géneros musicais e estreias. Começando com a Orquestra Juvenil de Viseu (28 de nov. -19h); seguido dos  Professores do Conservatório de Viseu (29 de nov. – 19h); “Ignição” de André Cardoso e Romulus Neagu (1 de dez. – 18h); Aldovino Munguambe & Vasco Fazendeiro [Estreia de 4 obras portuguesas] (2 de dez. – 19h); no sai 3 de dezembro – Isabel Alcobia & João Araújo (19h) e 1º parte: João Diogo Leitão; 2º parte: André Gaio Pereira (21h); Maria Wloszowska & Dinis Sousa (4 de dez. – 19h); Mário Marques & Gonçalo Pescada (5 de dez. – 19h); Ventos do Atlântico (8 de dez. – 19h); Ana bela Chaves & Fernando Altube (9 de dez. – 19h); Raphael Alexandre Lustchevsky (10 de dez. – 19h); Kythar 12.6 (11 de dez. – 19h); Orquestra Filarmónica das Beiras (12 de dez. – 19h); Joaquín Clerch (16 de dez. – 19h); Quintetango (17 de dez. – 19h); Orquestra do Atlântico (18 de dez. – 19h); e no último dia (19 de dez.) tem a final do 4º Concurso Internacional de Guitarra de Viseu (15h) e o concerto da Orquestra XXI (19h).

Em situação pandémica a cultura foi um setor altamente prejudicado. E os meios digitais têm sido a luz ao fundo do túnel para todos os artistas.

Para assistir a estes 18 concertos online aceda à página de Facebook do festival: https://www.facebook.com/musicadaprimavera.

a