Maratona de BTT ‘Trilhos do Ceireiro’ adiada para 2021

A XVI Maratona de BTT ´nos trilhos do Ceireiro` que iria realizar-se no passado domingo (8 de novembro), foi adiada para 2021, por ser uma atividade com um elevado risco de contágio à Covid-19. O evento que se realiza na freguesia de Beselga, concelho de Penedono, conta com a presença, em média, de 600 participantes e esta esta seria a sua 16º edição.

Por André Reis

A organização decidiu não avançar com a realização da prova, devido à situação epidemiológica que o país atravessa, e pelo facto das condições exigidas por parte da Direção-Geral da Saúde não serem concretizáveis. Um dos organizadores do evento, António Gomes, explica, em declarações ao Jornal do Centro, que “iriam estar envolvidas cerca de 1000 pessoas e uma logística deste número, neste momento, é muito difícil de gerir”.

A prova que se realiza há 16 anos é um “grande” foco de atração na região e, segundo a Associação Beselguense, responsável pela organização do evento, grande parte dos participantes não pertencem ao distrito de Viseu e vários elementos que participam não residem em Portugal. O presidente da Junta de Freguesia de Beselga, António José dos Santos, refere que o evento tem um “forte impacto na economia local”, nomeadamente, na área da restauração e alojamento.

Apesar do cancelamento da prova de Maratona de BTT ‘Trilhos do Ceireiro’ 2020, a Associação Beselguense, anunciou, em comunicado, que o evento se irá realizar, no dia 14 de novembro de 2021, e que no “período interregno irá ser feita a manutenção dos trilhos”.

a