80% dos concelhos de Vila Real registam aumento no número de desempregados

Segundo as estatísticas divulgadas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, entre o mês de setembro de 2019 e o mesmo de 2020, o distrito de Vila Real regista um aumento no desemprego na maioria dos seus concelhos.

Por Rafaela Pires de Lima

Entre os 14 concelhos que fazem parte deste distrito pertencente à antiga província de Trás-os-Montes e Alto Douro, 80% registaram um aumento de números no que diz respeito ao desemprego. Apenas os municípios de Mondim de Basto e de Montalegre conseguiram marcar a diferença, passando o primeiro de 305 para 298 e o segundo de 271 para 258 desempregados, respetivamente.

O concelho que conta com o número mais elevado continua a ser Vila Real, seguido pelo município de Chaves e em terceiro lugar, Peso da Régua. Por outro lado, Boticas, Sabrosa e Mesão Frio estão no fundo da tabela.

De acordo com as estatísticas, as mulheres ocupam a maioria do desempego, contando com cerca de 54% do total de desempregados do distrito de Vila Real, enquanto os homens contam apenas com 46%.

Comparando os meses de setembro de 2019 com o de 2020, podemos afirmar que apenas no espaço de um ano, o número total de pessoas que não têm emprego e que têm total disponibilidade para trabalhar, passou de 8420 para 8966.