Santa Maria da Feira regista 23% do desemprego no distrito de Aveiro

O desemprego volta a aumentar em todo o país e no mês de setembro deste ano, o distrito de Aveiro, que conta com 19 concelhos no total, registou 24 232 pessoas desempregadas.

Por Patrícia Rodrigues

Segundo o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o concelho de Santa Maria da Feira é o mais afetado. O concelho representa 23% do desemprego no distrito de Aveiro, obtendo o maior número de desempregados no mês de setembro, com 5 642 pessoas sem trabalho, um aumento de 1 131 pessoas em comparação ao mês homólogo de 2019.

O grupo etário compreendido entre os 35 e os 54 anos é o que mais sofre com o grande número de desempregados no concelho, registando 2 331 pessoas sem emprego. As mulheres são o género mais afetado nestes dados.

Por outro lado, o concelho no distrito com o menor número de desempregados foi Murtosa, com o total de 233 pessoas, um aumento de apenas 30 pessoas em comparação com setembro do ano passado.

Estes dados fazem refletir no grande aumento do número de desempregados no espaço de um ano. O mês de setembro de 2019 contou com o total de 18 982 pessoas sem emprego, uma diferença de 5 260 em comparação a este ano.

a