Porto, Vila Nova de Gaia e Gondomar no top 3 do desemprego

Instituto de Emprego e Formação Profissional disponibiliza dados do desemprego de 2020 (Janeiro – Setembro)

Por João M. Ribeiro

Já são conhecidos os números do desemprego de 2020. Porto, Vila Nova de Gaia e Gondomar são os concelhos mais afetados, do distrito do Porto. As subidas são menos acentuadas na Trofa, Paços de Ferreira e Baião.

Os dados disponibilizados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, relativos ao desemprego (setembro de 2020), sofreram um aumento significativo, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Entre 18 concelhos que formam o distrito do Porto, o Porto, Vila Nova de Gaia e Gondomar lideram a lista dos números do desemprego.

Vila Nova de Gaia soma um aumento de desemprego de 2,4%, em 2020, relativamente ao período homólogo.

No caso do Porto, assistiu-se a um aumento de 2,5% da taxa de desemprego (12.477 desempregados, em 2020), face a setembro de 2019 (9901 desempregados).

Em Gondomar, a taxa de desemprego ultrapassou os 2,6%. Em 2019, a região registou 6085 desempregados, ao passo que, em 2020, esse número fixou-se em 8324 desempregados.

Dentro do universo distrital do Porto não se registaram descidas. Há, no entanto, regiões em que o aumento foi menos notado.

A região da Trofa registou uma evolução de desemprego na ordem dos 1,6% (em relação a 2019). Paços de Ferreira progrediu 1%, em 2020, quando comparado ao ano anterior. A menor evolução deu-se em Baião. O concelho assinalou 66 perdas de postos de trabalho, que se traduzem numa evolução de 0,8%, face a setembro de 2019.

A análise dos dados permite concluir ainda que a população mais afetada possui habilitações literárias ao nível do ensino secundário. A faixa etária em que o desemprego tem uma maior expressão situa-se entre os 35 e os 54 anos.