Artistas de Viseu marcam presença no Homestage Festival

Começou no dia 27 de março e vai decorrer até 1 de abril, o Homestage Festival, que abre as suas portas através do Facebook, para transmitir atuações de 30 minutos em direto, a partir de 6 países, de 86 artistas, contando com 11 nacionalidades.

Este movimento que junta tanto artistas como profissionais do espetáculo tanto nacionais quanto internacionais, tem como objectivos a sensibilização para a necessidade de ficar em casa e seguir as directivas da OMS e das autoridades de saúde de cada país, neste momento crítico e desafiante a uma escala global.

Tem ainda como propósito, a consciencialização geral acerca da situação precária vivida pelos artistas e restantes profissionais do espectáculo no contexto actual que se vive por todo o globo. A produção e o acesso à cultura são ainda mais essenciais nestes tempos desafiantes. Também por esse motivo, serão incentivados os donativos voluntários e directos a cada artista através de MBWay, PayPal ou IBAN.

Entre os nomes que se destacam, estão os de Pedro Diogo, Luiz Caracol, Sebastião Antunes, Najla Shami, Barry White Gone Wrong, Carlos Alberto Moniz, Rua Direita, Manuel Freire, Francisco Naia e Casuar, Grutera, Maria Vanedi ou Valeria Carvalho.

Também a região de Viseu está representada no Homestage Festival, pelos artistas Carlos Clara Gomes, Graeme Pulleyn, Sax On The Road, Carlos Peninha, Silvia Mitev, Robert Mott, Ana Bento & Bruno Pinto (do projeto Aurora Brava) e Plusbeatz.

Acerca da importância de uma cidade como Viseu, estar representada num evento de escala global, Plusbeatz diz que “a importância está principalmente em mostrar que também somos uma cidade com grandes e bons artistas e que temos publico para fazermos parte dessa escala”. Ainda sobre a mesma questão, Sax on the Road refere “acho engraçado neste tipo de eventos nós podermos estar em qualquer lugar, eu poder dizer “de Tourelhe para o mundo Sax On The Road”, pode estar alguém na Nova Zelândia ou no Japão (onde tenho amigos do FB)”.

Segundo os artistas viseenses, haverá dj sets, mas maioritariamente será possível assistir a apresentações acústicas. Carlos Peninha, Sílvia Mitev e Ana Bento & Bruno Pinto são alguns dos artistas que se apresentaram em acústico, os integrantes do projeto Aurora Brava referem até que a ideia de experimentar uma versão acústica não é recente “há muito que pensávamos em experimentar uma versão mais acústica a partir deste pequeno núcleo, como casal que somos. Então aproveitámos o desafio do #homestagefestival para concretizar essa experiência e vamos apresentar as canções no seu estado mais genuíno e cru”.

Apesar da situação de isolamento social em que vivemos atualmente, todos os artistas estão a trabalhar em novos projetos. Entre músicas novas, um podcast, um disco-espetáculo e um trajeto sonoro para a Quinta da Cruz, é possível dizer que o futuro da música em Viseu, está assegurado.


Neste momento de fragilidade, usando as palavras de Sílvia Milev “Sejam boas pessoas! Não esqueçam os vossos valores!”.

a