Sons da Galiza no Convento das Freiras, hoje à noite

São quatro e vêm da Galiza, Espanha, a Moimenta da Beira dar um concerto no Convento Beneditino de Nossa Senhora da Purificação (ou Convento das Freiras) na próxima sexta-feira, 28 de setembro, às 21h30. A entrada é livre.

O quarteto galego dá pelo nome “Ghaveta” e nele se juntam a harpa (tocada por Beatriz Martínez), a voz, a percussão e o bouzouki, que é um instrumento de cordas da família do alaúde (por Marta Martínez), o violino (por Felipe Rodicio), a guitarra acústica e o bouzouki também (por Diego Langarika) para, no fim a conjugação ser íntima na procura da emoção, do ritmo, do baile e da ligação direta com o público que será também protagonista e participante da sua música. O som da banda mergulha num universo tímbrico cheio de sensações com um reportório de músicas de raiz tradicional misturado com outras composições próprias e arranjos ao estilo mais pessoal.

O concerto está inserido na 4ª edição de “Oito Mãos, Monumentos com Música Dentro” que conta com o apoio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e da CIM Douro. É um festival de música que passa por monumentos marcantes do território dando oportunidade às populações locais de usufruírem de um momento cultural ímpar e de elas próprias revisitarem um património que, sendo quotidianamente próximo, é de todos. Com ele a riqueza patrimonial é posta em evidência; o envolvimento de gentes e entidades locais são uma necessidade e um propósito; e o valor turístico, marcado pela excelência da qualidade, é uma consequência.

a