Politécnico de Viseu lançou nova edição 2020 do concurso Poliempreende

No dia 4 de dezembro teve lugar o lançamento da 17.ª edição do concurso Regional Poliempreende 2020, promovida pelo Politécnico de Viseu (PV), com a organização do primeiro workshop técnico-científico intitulado “Empreendedorismo e inovação – projetos que marcam a diferença”.

O evento, que decorreu na Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), teve início com uma intervenção do professor José Manuel Costa, vice-presidente da ESAV, seguindo-se duas apresentações de projetos empreendedores, o lançamento do Concurso Regional Poliempreende 2020 e a entrega de prémios do Concurso Regional Poliempreende 2019. Dois testemunhos de caso de sucesso foram apresentados pelas promotoras das ideias de negócio: Ana Pais, da Beesweet – More than Honey, Lda., partilhou o momento de lançamento da sua ideia de negócio no setor da apicultura e Joana Travessas, da Casa das Palmeiras – Nature Houses & Pedagogic Farm, falou dos desafios que enfrentou para desenvolver o seu projeto.

De seguida, os coordenadores do Poliempreende PV, professores Miguel Mota e Luísa Augusto, apresentaram o Concurso Regional 2020, anunciando que a próxima edição vai compreender mais quatro workshops técnico-científicos, que decorrerão nas diferentes escolas superiores do Politécnico de Viseu: 20 de fevereiro na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, dia 27 de fevereiro na Escola Superior de Saúde de Viseu; 5 de março na Escola Superior de Educação de Viseu e 10 de março na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. A realização destes workshops tem o objetivo de sensibilizar os alunos para o papel do empreendedorismo, fomentar o espírito empreendedor e a apresentação de ideias de negócio criativas e inovadoras.

Ainda no âmbito do concurso, serão realizadas, de 16 a 26 de março, oficinas de empreendedorismo nas cinco escolas superiores do PV, as oficinas E2, que se traduzem num conjunto de ações de formação, apoio e acompanhamento das ideias de negócio que serão submetidas a concurso. Nos dias 27 e 28 de março de 2020, terá lugar o Concurso Regional 24 horas Poliempreende.

A tarde terminou com a entrega de prémios aos vencedores do Concurso Regional Poliempreende 2019, pelo professor José Bastos, vice-presidente do Politécnico de Viseu. O primeiro prémio foi atribuído à ideia de negócio Ogiene, proposto pelos alunos Patrícia Oliveira, Susana Guerra, Ana Mara Pais e Rémi Silva (ESTGV), o segundo lugar foi para a ideia de negócio Handmade Portugal, do estudante Vinicius Freire (ESEV) e o terceiro prémio foi entregue às alunas Cláudia Ávila (ESEV) e Frederica Almeida (ESTGV), com a ideia de negócio Hostel Dinâmico.

No anúncio dos vencedores, o professor José Bastos destacou o papel que o Poliempreende tem desempenhado “ao estimular o empreendedorismo no ensino superior e o desenvolvimento de competências fundamentais para o futuro do sucesso profissional dos alunos, num mercado de trabalho que vai exigir maior adaptabilidade ao longo da vida”.

Projeto Ogiene

O projeto vencedor Ogiene é uma ideia de negócio que incide numa proposta de sistema de higiene oral simples, eficaz e inovador, com opções adaptáveis tudo num só sistema, com a finalidade de facilitar a realização das rotinas de higiene oral em pacientes dependentes de terceiros. A proposta vencedora da 16.ª edição do Concurso Regional Poliempreende, apresentada pelas alunas Patrícia Inês Oliveira, Ana Mara Pais, Rémi Silva e Susana Guerra, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV), recebeu um prémio monetário no valor de 2.000,00€ atribuído pelo júri regional.

Concurso Poliempreende

Promovida pelo Instituto Politécnico de Viseu, a 16.ª edição do Concurso Regional Poliempreende decorreu no mês de julho na biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. A iniciativa é um concurso desenvolvido no ensino superior politécnico que tem como objetivos promover a capacidade empreendedora dos jovens estudantes, diplomados e docentes do ensino superior politécnico e fomentar a apresentação de ideias de negócio criativas e inovadoras. O concurso Poliempreende é uma atividade da rede de instituições de ensino superior (Institutos Politécnicos, escolas superiores não integradas e escolas politécnicas das universidades), que surgiu em 2003.