CD Tondela surpreende Sporting e conquista os 3 pontos

Equipa da casa vence pela primeira vez no estádio João Cardoso, na época 2019/2020 em jogo a contar para a 10º jornada da Liga NOS, com um golo ao cair do pano que gelou a equipa Leonina.

Por Marta Santos

Na tarde fria e chuvosa do dia 3 de novembro, o Sporting contou com o fervoroso apoio de cerca de 1500 adeptos nesta sempre difícil deslocação ao terreno dos beirões. O jogo começou sem grandes focos de interesse, predominantemente jogado no meio campo, sem nenhuma aproximação perigosa a ambas as balizas durante os primeiros 20 minutos.

A partir do minuto 20, os auriverdes cresceram no jogo impondo-se através de uma maior iniciativa atacante tendo a sua aproximação mais perigosa ao minuto 24, quando, após um bom cruzamento de Murillo, Xavier não finaliza por pouca graças a um desvio subtil do jogador do Sporting, Sebastian Coates. No entanto, a primeira e única oportunidade de perigo da primeira parte pertenceu à equipa adversária quando, ao minuto 32, numa jogada bem trabalhada Bolasie arranca pelo lado direito do ataque dos leões tocando para o camisola 13, Stefan Ristovski, a centrar para o coração da área, onde aparece o jovem Miguel Luis a rematar por cima da barra da baliza defendida pelo guardião Cláudio Ramos.

Ao minuto 46, dá se o lance mais polémico da partida, quando no seguimento de uma dura entrada por trás de Filipe Ferreira sobre o costa-marfinense Doumbia, o lateral tondelense é inicialmente expulso pelo árbitro Fábio Veríssimo que, após consultar o VAR reverte a sua decisão ao apenas amarelar o jogador beirão, despoletando a contestação da equipa técnica e dos adeptos verde e brancos.

Esta primeira parte parca em oportunidades de perigo terminou com o mesmo resultado com que começou, um empate a 0.

No regresso dos balneários, o Sporting apresentou-se com mais vontade de procurar o golo tendo logo ao minuto 55, uma oportunidade para mexer o marcador quando, após falta de Bruno Wilson, o camisola 8 e capitão leonino Bruno Fernandes, marca um livre frontal perigoso permitindo ao guardião auriverde a defesa da tarde.

Ao minuto 67 o cenário anteriormente verificado repete-se, num novo livre, desta vez mais lateral e com os mesmos intervenientes em destaque.

A superioridade leonina manteve-se, sendo o Sporting a única equipa à procura do golo, contudo num lance de bola parada o Tondela chega ao golo da vitória através de um livre bem batido por Pepelu ao qual Bruno Wilson respondeu com um cabeceamento perfeito não dando hipóteses ao guarda redes leonino Renan Ribeiro.

Na última jogada de perigo do encontro, Vietto centra para a grande área onde o central Coates cabeceia o esférico, tentando assistir o avançado Bolasie sem sucesso uma vez que Cláudio Ramos foi mais rápido que este, segurando a bola e a consequente vitória da equipa beirã.

No próximo jogo referente à 11º jornada o Tondela (atual 7º classificado) deslocar-se-á à sempre difícil Mata Real para defrontar a equipa do Paços de Ferreira enquanto que o Sporting (atual 4º classificado) receberá o Belenenses num dérbi Lisboeta onde procurará esquecer o desaire desta jornada.

Ficha técnica

CD Tondela: Cláudio Ramos(C), Bruno Wilson, Xavier (Richard Rodrigues, 45’), João Pedro (Jaquité 74’), Pepelu, Jhon Murillo, Fahd Moufi, Yohan Tavares, Tomislav Strkalj (Jonathan Toro, 59’), Felipe Ferreira, Philipe Sampaio

Treinador: José Ignácio Sáenz

Sporting CP: Renan Ribeiro, Tiago Ilóri, Sebastian Coates, Bruno Fernandes (C), Marcos Acuña, Luciano Vietto, Stefan Ristovski, Miguel Luís, Luiz Phellype (Jesé, 63’), Bolasie (Rafael Camacho, 79’), Idrissa Doumbia (Eduardo Henrique, 69’).

Treinador: Jorge Silas

Equipa de Arbitragem

Árbitro principal: Fábio Veríssimo

Árbitros assistentes: Nuno Pereira, Pedro Martins

4º árbitro: João Pinto

VAR: Manuel Mota   AVAR: Jorge Fernandes

a