Viseu, a cidade das maravilhas gastronómicas

O Município de Viseu apresentou, no início do ano, o programa de eventos que integram o plano de ação “Viseu 2019, Destino Nacional de Gastronomia”. Este programa tem como objetivo, para além de promover a cidade, promover a gastronomia e os espaços gastronómicos.

Por André Ferreira e Joana Simões

Dentro desta promoção, os pratos tradicionais e o vinho são os dois elementos principais que têm vindo a ser aposta no desenvolvimento turístico do concelho de Viseu. A grande atração passa agora, também, pelos doces típicos da região.

Apesar de a Câmara Municipal estar a promover a cidade há algum tempo, já com outros eventos ligados àquilo que de melhor se faz na localidade, grande parte dos viseenses não tem conhecimento desta iniciativa ligada à gastronomia.

No entanto, e apesar de não haver um conhecimento muito aprofundado acerca do assunto, a população de Viseu considera esta uma boa ação. O projeto “vai atrair mais gente à localidade de Viseu, e é cada vez mais notório este aumento”, refere Nuno Carvalho, sublinhando que a “gastronomia é sempre uma boa maneira de chamar pessoas à terra.”

Relativamente à maior afluência de turistas à região, Leandro Saraiva concorda que este tipo de eventos promove sempre a vinda de pessoas de outros lugares: “acho que é uma boa iniciativa, resta esperar. O resto pertence às pessoas, se querem experimentar ou não, as atrações gastronómicas.”

Por sua vez, João Figueiredo refere que nos últimos anos, “Viseu tem tido mais visibilidade no estrangeiro, graças aos prémios que tem ganho. Vê-se que a zona tem vindo a evoluir.” Dá o exemplo dos famosos viriatos, doce típico da região de Viseu: “basta vermos o exemplo dos viriatos, que penso que trazem bastante gente à nossa cidade, por vezes de propósito, para os provar.”

“Existe aquela velha batalha que vem sempre ao de cima, de que o país não é apenas o litoral. O interior tem muita coisa boa para oferecer, até porque se nós olharmos as duas maiores e melhores gastronomias do país vêm de regiões do interior, por exemplo, do Alentejo, Trás-os-Montes…”, afirma Leandro Saraiva, explicando assim de que maneira é que o interior pode aproveitar para se desenvolver.

O “Viseu 2019, Destino Nacional de Gastronomia”, foi lançado no âmbito da estratégia de marketing territorial e da promoção turística da cidade, depois de ter realizado “2017, Ano Oficial para Visitar Viseu” e de “Viseu, Cidade Europeia do Folclore 2018″.

 

 

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