Curso de Publicidade e Relações Públicas com 70% de empregabilidade

Quase 70% dos diplomados do curso de Publicidade e Relações Públicas da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) estão empregados. Os dados foram apresentados ontem, no âmbito do dia dedicada ao curso, pelo coordenador da Área disciplinar de Ciências Sociais daquela escola, Luís Sousa.

O docente explicou que os ex-alunos trabalham, maioritariamente nas áreas de atendimento ao público, área comercial, marketing, relações públicas e design gráfico, pelo que uma das conclusões do estudo que levou a cabo mostra que existe “uma similitude entre a formação académica e o emprego”.

Mafalda Eiró-Gomes e Luís Sousa

O Dia de PRP decorreu ontem na Casa do Adro, no centro histórico da cidade de Viseu, e teve como convidados Mafalda Eiró-Gomes, Coordenadora da Secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, e Rui Costa, diretor da empresa Takemedia.

A docente do Instituto Politécnico de Lisboa falou sobre os consensos e dissensos em torno da área das relações públicas, defendendo que “o profissional de comunicação tem de perceber o outro e relacionar-se com o outro”. Analisando a problemática da comunicação digital, Mafalda Eiró-Gomes considerou que hoje “é mais fácil estragar a reputação de uma instituição”, até porque “deixámos de ser os únicos locutores, emissores e porta-vozes das instituições”.

Na sua intervenção, a docente abordou ainda os desafios de futuro para a área das relações públicas, nomeadamente no que toca à profissionalização da comunicação no setor da defesa e à potenciação da comunicação para a ciência.

Rui Costa, por sua vez, mostrou um pouco do trabalho da Takemedia, no setor da publicidade, e desconstruiu o suposto “glamour” de uma profissão que implica um trabalho “do outro lado da lua”, face a todas as dificuldades que enfrentam as equipas atrás das câmaras. O profissional, formado na Escola Superior de Educação de Viseu, partilhou com os alunos alguns exemplos acerca das longas horas à procura do melhor plano ou do melhor ângulo para filmar.

Rui Costa, diretor da Takemedia

O dia dedicada ao curso de Publicidade e Relações Públicas da ESEV contou ainda com uma tertúlia com os ex-alunos Nádia Paiva (Creative Minds), Sónia Borges (RedOcean), Paulo Santos (Gavis) e Patrícia Almeida (Clínica da Ribeira – CUF). Foi ainda apresentado

o website do curso de PRP, seguindo-se a visita à exposição temporária do Museu Nacional Grão Vasco, “Identidades Pronomes e Emoções. As Regras do Retrato”, com a historiadora e docente da Escola Superior de Educação de Viseu, Dalila Rodrigues.

O “Dia de PRP” terminou com a realização de um sunset no claustro do Museu Nacional Grão Vasco.

Texto: Joana Martins

Imagens: Vasco Fernandes