“Somos estagiários para toda a vida”

Esta quinta-feira, a Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) deu continuidade aos Dias da Comunicação Social. O auditório da ESEV reabriu portas com o 6º Encontro de Jornalismo Especializado, que contemplou o jornalismo desportivo, político, económico e cultural.

As sessões iniciaram com a apresentação de trabalhos de investigação de alunos do 3º ano de Comunicação Social, nomeadamente, João Carvalho, Rafaela Sousa, Rute Monteiro e Sandra Ferreira.

Sandra Ferreira, Rute Monteiro, Rafaela Sousa e João Carvalho

“O jogo d’A Bola aos olhos do jornalista” foi o nome que João Carvalho deu à sua apresentação, cujos resultados mostram que o jornalismo desportivo dá espaço para a opinião do próprio jornalista. O objetivo do seu estudo foi perceber “a forma como o Jogo, a Bola e o Record noticiaram as prestações europeias do FC Porto, Benfica e Sporting CP”.

Os seus resultados revelaram ainda uma aproximação entre o Record e a Bola, em que o Jogo acaba por se afastar. Contudo, João Carvalho afirma que “as prestações europeias de FC Porto, Benfica e Sporting CP são analisadas e difundidas de forma divergente pelos jornais consoante o olhar e interpretação do jornalista, seguindo critérios de editoria da sua identidade patronal”.

De seguida, Rafaela Sousa demonstrou a forma como o Brexit é reproduzido em três jornais nacionais, nomeadamente, o Público, o Correio da Manhã (CM) e o Jornal de Notícias (JN). Após a análise dos diários, é observável que “a linguagem é muito diferente nos três jornais, o CM usa uma linguagem muito simples e acessível, enquanto que no outro extremo temos o Público que faz uso de uma linguagem muito especializada e densa”. Perante os resultados, o Público é o jornal que dá mais destaque ao tema.

“Os três jornais acabam por tratar os mesmos assuntos dentro do tema Brexit, mas de forma muito diferente.” Rafaela Sousa concluiu que “o Jornal de Notícias está muito mais próximo do Correio da Manhã do que do Público, quer a nível da forma como aborda os assuntos como pela relevância que o jornal dá ao tema”.

Depois da política, veio a economia. Rute Monteiro apresenta “A Economia nas capas do Correio da Manhã: análise da desvalorização das notícias económicas”, que implicou a análise de 15 capas do jornal.

“Em 162 notícias que estavam presentes nas capas, 20 eram sobre economia, ou seja, 12% eram notícias de economia.” Rute Monteiro considera o valor alarmante, não só “por a economia ser um tema importante”, mas também pelo facto do Correio da Manhã não ocupar espaço na sua agenda para o tema.

Sandra Ferreira encerrou a sessão da manhã com um trabalho sobre “A ausência de artistas nacionais das capas da Blitz”. A análise incidiu em todas as publicações de 2007 e 2016. No ano de 2007, “apenas 2 das capas deram um destaque mais evidente a artistas portugueses”, e em 2016 apenas 1 capa realçou artistas nacionais. Após uma análise detalhada, Sandra Ferreira observou que em ambos os anos, foram feitas mais referências a personalidades internacionais do que nacionais.

Os trabalhos dos alunos apresentados no 6º Encontro de Jornalismo Especializado, irão ser transformados em artigos científicos, e submetidos para publicação em revistas científicas da área do jornalismo.

A parte da tarde ficou reservada a testemunhos de ex-alunos de Comunicação Social, que não só partilharam a sua experiência do estágio curricular, mas também do mercado de trabalho atual.

Miguel Santos, David Alves, Mariana Silva, Juliana Cunha e Telma Teixeira foram os alunos que guiaram a tarde dos Dias da Comunicação Social.

David Alves optou por estagiar na TVI e considera que foi uma experiência que abriu portas para o seu futuro profissional. Estagiou em produção e realização no programa “A Tarde é Sua”, e chegou a realizar um programa. Recorrendo ao mote “Verdade ou Consequência?”, David afirma que “o trabalho é a verdade, a sorte é uma consequência do trabalho.”  Atualmente, David é o guionista do Programa da Cristina, na SIC.

David Alves estagiou na TVI

Telma Teixeira estagiou na Sogevinus Fine Wines, uma multinacional portuguesa, e “retira um balanço positivo da experiência”. Considera que competências ligadas à comunicação e às relações humanas são uma mais valia para quem irá iniciar o estágio em breve. Para Telma, a formação que a Escola Superior de Educação de Viseu oferece, possibilita a rápida aplicação de conhecimentos.

Telma Teixeira estagiou na Sogevinus

De seguida, o jornalismo volta a encher o auditório da ESEV. Mariana Silva elegeu o Porto Canal como o seu local de estágio. Contudo, confessa que teve algumas dificuldades em decidir a área em que iria completar a última etapa da licenciatura. Apesar de ter passado pela fase de restruturação do canal, considera que o espírito de equipa se revelou o elemento chave para o funcionamento normal do Porto Canal.

Neste momento, Mariana Silva está a trabalhar no Jornal do Centro e avança que está a dar os primeiros passos num projeto de televisão.

Por outro lado, Juliana Cunha optou pela área de assessoria de imprensa, e estagiou na LEWIS, uma agência de comunicação com alcance global. Reconhece que foi uma experiência interessante e única, e salienta “façam com que a empresa precise de vocês e não o contrário”. Para Juliana, o estágio curricular foi um processo de aprendizagem.

Juliana Cunha estagiou na Lewis

Por fim, o último conferencista do dia, Miguel Santos, contou a sua experiência como estagiário na SIC. Confessa que em 2 meses de estágio já tinha feito imensas atividades, desde preparação de dossiês de notícias até destaques de notícias. Atualmente, encontra-se na equipa do Primeiro Jornal da estação de televisão.

Miguel Santos estagiou na SIC

Os Dias de Comunicação Social encerram com a deixa de Miguel Santos, “Somos estagiários para toda a vida”.