#energiaescolhas é o mote do Seminário Inicial E7G

Decorreu nos dias 27 e 28 de março, no Hotel Eurosol, em Leiria, o Seminário Inicial do Programa Escolhas, com todos os coordenadores de projeto e dinamizadores comunitários a nível nacional.

“#energiaescolhas” foi o mote para a realização deste seminário, no sentido de retratar o propósito do Programa Escolhas. De forma a haver uma reflexão conjunta, foi formada uma teia que “refletia a vontade cada projeto local, na prossecução da dinamização das atividades em prol do público-alvo”, afirma Marília Fonseca, coordenadora do projeto OPTA (Oportunidade, Promoção e Transformação na ação), do concelho de Armamar. “Resiliência, inclusão, união, espírito de missão, aprendizagem, motivação” foram algumas das ideias e conceitos referidos.

Para além de todas as indicações e recursos disponibilizados aos coordenadores para uma melhor implementação do projeto a nível local, o seminário permitiu a aquisição de conhecimentos, “uma vez que a intervenção com as crianças e jovens requere uma panóplia se saberes específicos”, comenta Marília Fonseca.

“Foram dois dias de trabalho profícuo”, admite a coordenadora do projeto OPTA. Para além das formações disponibilizadas pelo Programa Escolhas, o seminário permitiu a partilha de experiências entre coordenadores de projetos anteriores e as novas caras que estão presentes agora na 7.ª Geração.

O Programa Escolhas é promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações.