Prata e Bronze para Viseu na final das Olimpíadas da Matemática

A final nacional da 35ª edição das Olimpíadas Portuguesas da Matemática realizou-se entre os dias 5 e 8 de abril na Escola Secundária Emídio Navarro e contou com 90 participantes entre os 11 e os 18 anos, oriundos de todo país. Viseu foi a cidade escolhida para receber o evento que, para além das provas, dispõe de visitas à cidade e atividade lúdicas durante as tardes e noites.

Para o distrito de Viseu foram atribuídas duas medalhas, uma de bronze na categoria A para Tiago Branco, da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Grão Vasco e uma de prata na categoria Júnior para Gabriela Rodrigues da Silva, da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de S. Pedro do Sul.

As Olimpíadas são direcionadas para os alunos do 6º ao 12º ano, divididos em três categorias, a categoria Júnior para alunos do 6º e 7º anos, a categoria A para alunos do 8º e 9º anos e a categoria B para os três anos do secundário. Apesar de haver 12 vencedores por categoria (três medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze), para Helena Monteiro, uma das organizadoras do evento, “vencedores são eles todos por terem chegado aqui no meio de 30 mil”.

Durante os três dias os participantes realizaram as provas nas manhãs do dia 6 e 7 e no restante tempo conheceram a cidade de Viseu e os seus principais pontos turísticos através de um peddy paper, visitaram o Museu do Quartzo e conheceram melhor a história da região com a atuação do grupo ZunZum na “Noite Misteriosa”. Helena Monteiro afirma que foram “muito bem recebidos em Viseu, não só pela escola mas também pela cidade” uma vez que tanto os comerciantes como as escolas estiveram envolvidos nesta iniciativa.

A sessão de encerramento da 35ª edição das Olimpíadas Portuguesas da Matemática contou com a participação do Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues.

Rafaela Sousa (texto e foto)