Tradição saiu à rua em Vale de Ílhavo

O tradicional Carnaval de Vale de ílhavo realizou-se nos dias 2 e 5 de março, na localidade de Vale de ílhavo pertencente ao concelho de ílhavo, contando com muitos participantes dos mais variados locais.

Os principais desfiles tiveram início marcado para as 15h00, sendo que também foram levadas a cabo outras celebrações e pequenos eventos festivos adjacentes. Tratando-se de um carnaval tradicionalmente português, com uma longa história, as festas populares marcaram presença neste evento. Os cardadores com os seus fatos muito característicos, e tradicionais de vale de ílhavo, animaram o desfile com as suas danças enquanto abordavam as raparigas na beira da estrada, com cardas, objetos usados na fiação e tecelagem. Os desfiles eram compostos por tudo desde carros alegóricos que criticavam e satirizavam a atualidade e personalidades polémicas, até grupos de dança com pessoas de todas as idades.

Este evento cada vez mais enraizado na história regional de Vale de Ílhavo, é organizado por uma associação cultural e recreativa local, denominada Os Baldas. Este acontecimento contou também com a presença do grupo Tó-Có-Corno, que de um modo igualmente tradicional desfilou e anunciou as celebrações, tocando búzios e cornos. Este evento regional que cada vez atrai mais público, promete continuar a festejar o Carnaval em força, mantendo sempre uma forte ligação à tradição.

 

Texto e imagens: Tiago Queirós

a