São João da Pesqueira ao ritmo do zumba em dia de Carnaval

O Carnaval, em São João da Pesqueira, foi celebrado através de um desfile de carnaval para as crianças, que se realizou na sexta-feira e, no sábado, por uma Mega-Aula de Zumba Carnavalesca.

“É uma excelente iniciativa de promoção da saúde e bem-estar das pessoas, alerta a população para o sedentarismo existente demonstrando como alternativa de adquirir um estilo de vida saudável”, afirma Eunice Costa, psicóloga do Agrupamento de Escolas de São Jão da Pesqueira.

A atividade da Mega Aula de Zumba teve os “mimos” como tema e constitui um modo de celebração do Carnaval inovador, que foge à habitual tradição da queima do entrudo.

“O Carnaval como outras festas em geral, tem pago, em territórios como o nosso, o preço da sua crescente desertificação e também em boa verdade uma alteração dos hábitos e costumes das pessoas” afirma o presidente do município de São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro.

“Penso que a tradição de carnaval se está a perder, principalmente no interior”, lamenta Agostinha Veiga, diretora do Agrupamento de Escolas de S. J. da Pesqueira.

Esta atividade foi integrada na Festa dos Saberes e Sabores do Douro, promovida pela Câmara Municipal de S. J. da Pesqueira, que se realiza durante 3 fins de semana (23 e 24 de fevereiro e 2,3,9 e 10 de março) no âmbito da Rota das Amendoeiras em Flor.

“A festa dos Sabres e Sabores demonstra o que de tradicional o nosso concelho tem, desde a gastronomia, artesanato, danças tradicionais, as pessoas têm oportunidade de venderem os seus produtos”, remata Eunice Costa.

Texto e imagem: Cristiana Paiva