A chuva não para o Carnaval dos ronfenses

O Carnaval da Freguesia de Ronfe, Guimarães, realizou-se esta terça-feira com a participação de inúmeras pessoas, tanto em carros alegóricos como a pé.

Os ronfenses não deixaram que a chuva impedisse de animar esta pequena vila. Saíram à rua com muita música e animação. A categorização da maior parte dos carros é sobre a freguesia em questão, como por exemplo o caso da Praia Fluvial, o Cemitério e do Centro Social Paroquial de Ronfe. A presidente da Junta de Freguesia, Adelaide Silva, salienta que “é, sem dúvida, um orgulho muito grande representar uma comunidade que se envolve e que luta por causas. Uma comunidade que se junta e se diverte. Mas, quando é necessário se unem em torno de causas sociais.”

O tradicional Carnaval de Ronfe é realizado ano após ano, pela respetiva Comissão de Festas de S.Tiago, um grupo que se voluntaria para organizar durante um ano todos os momentos festivos da Freguesia. Adelaide foca o orgulho que tem pela sua freguesia: “é sempre bom ver uma comunidade a viver esta época cheia de alegria. Ver as pessoas unirem-se para inventar os temas, fazer as roupas, ornamentar os carros alegóricos, num Carnaval tipicamente português. É claro que muito trabalho de organização se deve à Comissão de Festa de S. Tiago 2019. A eles um muito obrigada por incentivarem à participação”.

É ainda o Carnaval que liberta a criança dentro de cada adulto, Marcelo Ferreira, comerciante da Freguesia de Ronfe, acompanha este ano a época festiva e realça que o Carnaval “é um dia muito importante para a sociedade, para se divertirem, para esquecer um bocado os momentos tristes que nós vivemos no dia a dia”.

Há anos que se comemora o Carnaval na Freguesia de Ronfe, contudo tem vindo a diminuir o número de participantes no mesmo. “Considero que os ronfenses continuam a dar vida ao Carnaval, no entanto antigamente já deram mais importância, visto que agora as pessoas aderem mais ao Carnaval das grandes cidades.”, destaca Joaquina de Oliveira, habitante daquela localidade.

Adelaide Silva, remata com a importância das comemorações na sua freguesia e a continuidade que as pessoas dão: “continuem a participar nas atividades e festividades da comunidade. Esta é uma forma de nos mantermos unidos e fazermos a diferença. A nossa participação ao mesmo tempo que alenta quem organiza, torna-nos mais fortes, unidos e solidários”.

 

Texto e Imagem: Inês Azevedo

a