Poliempreende IPV entrega prémios da edição 2018 e lança edição 2019

A Sala de Atos do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) acolheu no dia 10 de janeiro a sessão solene de entrega dos “Prémios da Edição Regional do Poliempreende 2018”. Na cerimónia estiveram presentes o presidente do IPV, João Monney Paiva, o coordenador do Poliempreende da instituição, os coordenadores das escolas superiores e os membros das equipas vencedoras da edição de 2018, acompanhados de familiares que quiseram marcar presença neste momento de distinção.

Os prémios agora entregues resultam da apreciação do júri efetuada na sessão final regional do Poliempreende do IPV 2018, realizada em julho do ano transato. Da análise das ideias de cada equipa e com base na apresentação que efetuaram, o júri selecionou as três melhores ideias apresentadas a concurso, que obtiveram o prémio previsto no regulamento: 2000 euros (1.º prémio), 1500 euros (2.º prémio) e 1000 euros (3.º prémio). Cada equipa recebeu na sessão final 50% do prémio total, sendo o restante atribuído em caso de efetivação de registo de empresa.

Os projetos e equipas distinguidos foram:

1.º Prémio: SMOT (ESTGL) – Hugo Emanuel Félix Guerra, Francisco Bernardo Azevedo e Jéssica Sofia Bastos Silva.

2.º Prémio: QUADRO INTERATIVO DE APOIO A INVISUAIS (ESTGV) – Luís Miguel Marques Fonseca, Filipe Amaral do Couto, João Pedro Madeira Dias e Luís Filipe Sousa Oliveira.

3.º Prémio: LIGHTING-CLAWS (ESAV) – Mónica Rafaela Mesquita Santos e Sónia Sandra maio Mesquita.

O professor João Monney Paiva, na sua alocução, referiu que “são iniciativas como estas que permitem criar outras competências para a vida nos alunos da instituição, como a vertente empreendedora e a criação do próprio emprego”. Para o presidente do IPV, o Poliempreende “destina-se a incrementar o contacto com a realidade de uma empresa a partir de uma ideia”. Concluiu a sua intervenção felicitando as equipas vencedoras e todos os alunos participantes no concurso.

No final da sessão, e concluída a edição de 2018, foi dado o arranque do novo concurso Poliempreende 2019. Brevemente será disponibilizada mais informação.

O Poliempreende é um concurso que pretende contribuir para a mudança de atitudes dos atores académicos dos Institutos Politécnicos participantes, induzindo-os a incorporar nas suas atividades regulares o desenvolvimento e a aplicação de métodos para a valorização do conhecimento gerado, mas também para o enriquecimento curricular, dando resposta ao desafio do Processo de Bolonha e às orientações da Estratégia de Lisboa, visando a constituição de novas empresas de cariz inovador e implantação regional, com potencial de crescimento.