Município e Vissaium XXI assinam protocolo de colaboração

Associação prepara-se para candidatar a fundos comunitários a criação de uma incubadora de base científica e tecnológica. Município garantirá a contrapartida nacional com vista à concretização do projeto

O Executivo Municipal aprovou esta quinta-feira, 13 de dezembro, a assinatura de um protocolo de colaboração com a Vissaium XXI – Associação para o Desenvolvimento de Viseu, entidade que se prepara para apresentar até final do ano uma candidatura a fundos comunitários, no âmbito do Centro 2020, para a criação de uma incubadora de base tecnológica em Viseu.

Neste protocolo, o Município de Viseu compromete-se a garantir a contrapartida nacional, bem como dar suporte a projetos de promoção do empreendedorismo que venham a ser desenvolvidos na incubadora.

Este protocolo estabelece também os termos de cedência das instalações da antiga Universidade Católica para o desenvolvimento do projeto da incubadora de base tecnológica Vissaium XXI.

“A estratégia de captação de investimento fica robustecida pelo desenvolvimento desta oferta, que permite a fixação de empresas tecnológicas e o fomento de criação de novas empresas”, refere o presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, acrescentando que no âmbito do Viseu Investe “a promoção do empreendedorismo pode desempenhar um papel central”. “A revisão do novo regulamento de apoio ao investimento que aprovaremos em janeiro estará vocacionada para a promoção do empreendedorismo”, enfatiza.

O protocolo vigorará durante o período de execução da candidatura, indicativamente pelo prazo de 2 anos.

Município investe em 2019 mais de 8 milhões em energia elétrica

O Executivo Municipal aprovou ainda a adjudicação do contrato de aquisição de energia elétrica para o ano de 2019. A proposta de mais baixo preço foi apresentada pela empresa Galp Power, S.A., num valor superior a 8,5 milhões de euros (IVA incluído).

No caso do Município, prevê-se que nas suas instalações sejam investidos cerca de 5 milhões de euros, 3 milhões dos quais em iluminação pública e o restante em fornecimento de energia.

De igual modo estima-se que para as instalações elétricas do SMAS de Viseu o montante de investimento ascenda a cerca de 3,5 milhões de euros.

“Estamos a mudar o paradigma da energia no concelho”, salienta o presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques”.

Refira-se que a estimativa de encargos foi incrementada em 22%, face a 2018, devido à expetativa de aumento de custos da energia elétrica, consequência da redução da produção de energia e dos mercados liberalizados.

A este propósito, importa referir que o Município tem em curso a 2.ª fase de substituição de luminárias, na Circunvalação, que prevê a substituição de 506 luminárias LED até final deste ano. Estas vêm juntar-se às cerca de 1.200 anteriormente substituídas pelo Município.

Até final de 2018, a EDP tem também prevista a substituição de 2.469 unidades em 13 freguesias de Viseu.

“Já atingimos quase 6.000 luminárias substituídas pelo sistema LED, o que representa uma poupança superior a 200 mil euros/ano”, acrescenta o autarca.

Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto provisoriamente na Vissaium XXI

O Executivo Municipal aprovou ainda esta quinta-feira o protocolo de cedência de utilização de instalações à Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto, organismo que vai ficar sediado em Viseu.

O protocolo prevê a cedência gratuita, por três anos, de um espaço na incubadora de base científica e tecnológica, Vissaium XXI, até que estejam concluídas as obras no edifício do Centro Histórico que acolherá a sede deste novo órgão.

O oficial da PSP Rodrigo Cavaleiro foi nomeado presidente da Autoridade, que terá em Viseu uma equipa de cerca de 20 funcionários.

Fiscalizar o cumprimento e punir as infrações, tratar dos processos contraordenacionais e promover atividades que criem um contexto desportivo assente em elevados princípios e valores éticos são algumas das tarefas deste novo organismo.