“20 dizer que estou contigo” esta quinta-feira em Mangualde

A Trigo Limpo Teatro ACERT (Associação Cultural e Recreativa de Tondela), traz a Cunha Baixa, Mangualde, o espetáculo “20 Dizer que estou Contigo”. No dia 6 de dezembro, pelas 21h00, no Centro Social União e Progresso da Cunha Baixa. Um espetáculo de música, poesia teatralizada e textos de alunos que foram desafiados a escrever sobre a esperança e a angústia.

“O humor, a poesia e o sonho, parecendo elementos dispensáveis à vida humana, pela ausência de valor material, têm virtudes que os tornam indispensáveis ao viver em sociedade e, como tal, imprescindíveis no comportamento e nas relações de partilha e de solidariedade entre os povos”, considera a Trigo Limpo Teatro ACERT. “20 Dizer que Estou Contigo” irá valorizar a «Palavra dita e musicada», enquanto elemento de reinserção social que amplia horizontes humanos dos cidadãos em torno de causas coletivas.

O espetáculo, de José Rui Martins e Luísa Vieira, baseia-se na convicção de que a solidariedade não se deve limitar à ajuda financeira. A ACERT, no período que se seguiu aos incêndios avassaladores do ano passado, decidiu dar o seu apoio às iniciativas da sociedade civil que ocorreram. Sabendo que a ação solidária não se deveria confinar ao período imediato, preparou espetáculos que, ao longo do ano, acontecessem junto das populações afetadas pela calamidade. Foi assim que surgiram as duas produções teatrais “Fogo” e “Água”, percorrendo várias localidades do Concelho de Tondela. “20 Dizer que estou Contigo” é um espetáculo especialmente concebido para o efeito.

“Cientes de que a solidariedade não se confina há sempre necessária e urgente ajuda financeira, pretende-se com este programa artístico-cultural demonstrar a importância de vivenciar, com proximidade afetuosa, com os habitantes de freguesias que sofreram os horrores dos incêndios. Os espetáculos integrarão textos e poemas de alunos que desafiámos a escreveram para o efeito. Serão momentos de partilha para amenizar desgostos. Incentivos de esperança e determinação pelos desafios de ânimo que importa erguer coletivamente”, garante a Trigo Limpo Teatro ACERT.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção e declamação: José Rui Martins

Arranjos, voz, flauta e m’bira: Luísa Vieira

Som e luz: Luís Viegas

A ação conta com a parceria do Município de Mangualde e da Junta de Freguesia de Cunha de Baixo.

CALENDÁRIO DAS APRESENTAÇÕES

2 DE DEZEMBRO (Domingo), 17h00

VALE DE PAREDES (Mortágua)

Associação Cultural e Recreativa de Vale de Paredes