Meia centena de voluntários na limpeza da via romana entre Vouzela e as Termas de S. Pedro do Sul

Numa iniciativa intermunicipal, as Câmaras de Vouzela e de S. Pedro do Sul promoveram no passado sábado, dia 17 de novembro, uma ação de voluntariado para a limpeza do troço de via romana do Vau, junto ao Rio Vouga.

Participaram nesta iniciativa 49 voluntários vindos dos dois concelhos e de diversos pontos do norte do país, com destaque para um grupo de 25 membros do Clube UNESCO da Cidade do Porto e de elementos dos Bombeiros Voluntários de Vouzela.

Ao longo de várias horas de trabalho esforçado, os voluntários puseram a descoberto parte do lajeado da antiga via romana, que se encontrava soterrado por uma espessa camada de terra e saibro, depositada e compactada ao longo de décadas de abandono.

Graças a esta limpeza parcial, tornou-se de novo possível admirar a perfeição e robustez desta infraestrutura milenar, que conserva 1,5 km de extensão e cerca de 5 m de largura, formada por grandes blocos de granito solidamente imbricados.

Este troço de estrada, que ligava Vouzela e as Termas de S. Pedro do Sul, desenvolve-se junto à margem esquerda do Rio Vouga, num cenário de grande beleza natural. Fazia parte da antiga via romana que comunicava Viseu com a zona de Águeda, onde ia entroncar na importante estrada romana Lisboa – Braga.

a