Diretora Regional da Cultura do Centro visitou o Dólmen de Antelas

A Diretora Regional da Cultura do Centro, Suzana Menezes, deslocou-se no dia 3 de fevereiro a Oliveira de Frades para visitar o Dólmen de Antelas, onde foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Ferreira, vice-presidente, Carlos Pereira e vereadora, Clara Vieira, nos Paços do Concelho.

Após uma reunião de trabalho, no auditório da Biblioteca Municipal com a diretora regional da Cultura do Centro (DRCC); o Executivo Municipal; o técnico do Município, Filipe Soares; a arqueóloga (DRCC) Gertrudes Branco; a diretora de Serviços dos Bens Culturais, Cátia Marques (DRCC) e os elementos da equipa consultiva (o arqueólogo da EON – Indústrias Criativas, Pedro Sobral de Carvalho; a técnica de Conservação e Restauro, Vera Caetano e a arqueóloga Lara Bacelar Alves, do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, da Universidade de Coimbra), decorreu uma visita ao Dólmen de Antelas.

Esta reunião teve como principal objetivo dar a conhecer os resultados do relatório técnico-científico de caracterização e diagnóstico do estado da arte, realizado na primavera de 2019; apontando soluções para a preservação / conservação deste Monumento Nacional (classificado em 1990) e consequentemente das suas pinturas rupestres, que devido à sua importância arqueológica, é considerado um dos mais interessantes monumentos megalíticos do país.

De referir que o Município tem candidatura aprovada ao PDR2020, através da ADDLAP, que visa a substituição das telas impermeabilizantes e colocação de um dreno no exterior da mamoa para estabilizar o ambiente interior do monumento, repondo níveis aceitáveis de humidade e temperatura, bem como a eliminação de fenómenos de condensação; criando melhores condições para a preservação das pinturas; intervenção a decorrer na primavera.

De realçar que o Dólmen de Antelas integrará a Rota Megalítica a ser criada pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

Para finalizar esta visita, a diretora regional da Cultura do Centro teve a oportunidade de conhecer mais dois espaços culturais de referência em Oliveira de Frades, o Museu Municipal e o Cineteatro Dr. Morgado.

a