Microcarro nasce na Universidade de Aveiro

Pormenor do projeto de Emanuel Oliveira-1 (2)

Chama-se E01 e é um microcarro elétrico que “de pequeno tem apenas as dimensões”. Este projeto foi desenvolvido pelo Emanuel Oliveira, estudante de Mestrado em Engenharia e Design de Produto na Universidade de Aveiro (UA). O objetivo é que o veículo seja concorrente aos carros elétricos. Com capacidade para quatro pessoas, o E01 pode ser produzido com o mínimo de material necessário para que tenha o máximo de rigidez na estrutura.

Emanuel Oliveira esclarece que “da possibilidade de transportar quatro pessoas ao rebatimento dos bancos traseiros, permitindo o aumento do espaço destinado ao acondicionamento de carga, todos os aspetos foram pensados para se criar um veículo de caráter utilitário urbano para utilizações em curtas e médias distâncias”. O projeto do microcarro resultou num 19 na pauta de tese de mestrado do estudante.

Atualmente na indústria automóvel, o jovem designer diz que “a componente estrutural encontra-se absorvida por elementos que a disfarçam ou a ocultam e cuja complexidade de montagem se reflete nos custos de produção”. Com 2,5 metros de comprimento e 1,6 metros de altura, o microcarro desenhado na UA contraria as medidas de mercado dos carros, que geralmente, são desenhados por formas regulares e retilíneas e ainda garante que “em termos estéticos, a proposta revela-se diferenciada da concorrência dada a sua simplicidade formal, a sensação de segurança e as amplas superfícies vidradas, que modificam por completo não só o aspeto, como ainda o ambiente no interior do veículo”.

Quanto à posição do produto, Emanuel Oliveira diz que “ a concorrência neste segmento de mercado é forte, dado que existem propostas como o Smart Fortwo, o Renault Twizy e os próprios microcarros, mais informalmente conhecidos como papa-reformas”. Para que a indústria possa estar desenvolvida e a par das novidades é necessário apostar num investimento financeiro, remata.

Catarina Rebimbas

Imagem: Universidade de Aveiro