Solidariedade constrói laço humano

laco
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oliveira de Frades, em parceria com o Município e o Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades construíram, no dia 28 de abril, um laço azul humano. A iniciativa, que ocorreu no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, levou à participação de cerca de 400 crianças do concelho.
A mítica história do Laço Azul começou em 1989 quando Bonnie W. Finney, uma avó de Virgínia, nos Estados Unidos, decidiu contar os maus tratos que os seus netos sofriam. O movimento iniciou após a avó ter colocado uma fita azul no seu automóvel fazendo com que a população a questionasse e, assim, suscitar consciências. Bonnie Finney justifica a escolha da cor azul por simbolizar a cor das nódoas negras dos seus netos.
A simbologia desta primeira fita, em forma de laço, rapidamente se tornou mundial e, nos dias de hoje, é ainda assinalada.
A ação da construção do Laço Humano pretendeu sensibilizar a comunidade para a precaução no que diz respeito a maus tratos a crianças.

Beatriz Cruz

Imagem: Município de Oliveira de Frades