Casa do Fc Porto de Felgueiras celebra o 1.º aniversário

Hugo Reis, presidente da casa do FCP de Felgueiras, explica o que estimulou um grupo de jovens felgueirenses a abrir, há um ano, uma delegação dos dragões na cidade. Dia 1 de Junho, Pinto da Costa, representante máximo do clube azul e branco, vai marcar presença na capital do calçado num jantar de comemoração do 1º aniversário da casa afeta ao clube.

 

Abrir uma casa afeta a um clube, neste caso ao Futebol Clube do Porto, é uma tarefa que acarreta muitas complexidades. O que o levou a tomar esta decisão, principalmente numa fase tão negativa do clube?

Na minha perspetiva, é nas fases negativas que se vê o verdadeiro amor que se tem a um clube. Sou sócio do Porto há 19 anos e hei de ser até morrer, seja a ganhar ou a perder. Tinha a consciência que o atual cenário do FC Porto, principalmente nestes últimos 4 anos, quer a nível financeiro quer desportivo, foram dos piores da era Pinto da Costa, mas, como disse, é nestas alturas de dificuldade que se vê quem realmente ama este clube. Assim, decidi abrir a casa do Fc Porto em Felgueiras, que era um sonho desde há muito. A conjugação de vários fatores e circunstâncias fez-me avançar, em conjunto com um grupo de amigos, e concretizar o meu sonho.

Os portistas de Felgueiras também foram muito importantes nesta tomada de decisão. Era inconcebível, na minha ótica, uma cidade como Felgueiras, com tantos adeptos afetos ao nosso clube, não ter um local próprio onde se pudessem juntar e discutir o dia a dia do FC Porto, um local onde pudessem ver um jogo e festejar as vitórias do nosso Porto. Tudo em família.

 

Digamos que a sua perseverança e amor ao clube foram compensados com o título do Futebol Clube do Porto que escapava há 4 anos. Os festejos dos portistas na casa do Fc Porto de Felgueiras foi “ouro sobre azul” para si?

 Sim, sem dúvida. Digamos que fomos recompensados por um ano difícil. Como diz o nosso presidente, abrir uma casa é fácil, complicado é a manter aberta. Neste primeiro ano, foi difícil aguentar. Não houve a adesão que esperávamos e isso complicou um pouco a nossa vida, mas logicamente que este título foi ouro sobre azul e abriu as portas da casa a muito portistas. Este título foi o mais importante nestes últimos 30 anos e, logicamente, isso trouxe ainda mais sabor à conquista do título associado ao primeiro ano da nossa casa.

 

Para culminar o ano, os órgãos máximos do Futebol Clube do Porto vão marcar presença na cidade para comemorar o 1º aniversário da casa do Porto de Felgueiras. Qual o sentimento de ser a primeira cidade a receber o Presidente, Pinto da Costa, após a conquista do 28º campeonato por parte do Fc Porto?

É uma ótima sensação. Pessoalmente, o presidente do FC Porto é um ídolo. Devo-lhe a as maiores alegrias desportivas da minha vida. São 36 anos de presidência em que tornou um clube regional, num clube reconhecido a nível global, dos melhores clubes do Mundo. A sua gestão é um autêntico caso de estudo e o FC Porto deve-lhe tudo. Logicamente que nós, os adeptos, temos que lhe estar eternamente gratos. Receber o presidente em Felgueiras, independentemente da circunstância, seria um motivo de orgulho, mas recebê-lo após a conquista do 28º campeonato, que como já disse foi o mais importante dos últimos 30 anos, torna o momento ainda mais gratificante para todos nós. Ganhámos contra tudo e contra todos e vamos agora festejar com a família portista completa. E isso deve ser um motivo de orgulho, não só para mim, mas para todos os portistas da cidade.

 

Texto e imagem: João Miguel Carvalho

a