Festival da Vitela de Lafões regressa a Vouzela de 25 a 27 de maio

O Município de Vouzela, a Escola Profissional de Vouzela e a associação Vouzelar vão promover no fim de semana de 25 a 27 de maio a quinta edição do Festival Gastronómico da Vitela de Lafões e Produtos Regionais. A abertura está marcada para as 19h00 do dia 25, com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson Souza.

Ao longo de três dias, à sombra das árvores da Alameda D. Duarte de Almeida, em Vouzela, vão estar presentes seis restaurantes com espaços que servem almoços, petiscos e jantares à base de Vitela de Lafões (IGP) e de outros produtos regionais.

O recinto vai ainda oferecer aos visitantes uma “Quintinha dos Animais”, com diversas espécies domésticas, showcooking, animação de rua, insufláveis, caiaques, rappel, uma exposição de legos da autoria de Pedro Nascimento, com reproduções de monumentos locais, exposição e venda de produtos endógenos, com 25 produtores  a vender mel, artesanato, cogumelos, vegetais, frutos vermelhos, cerveja, etc.

Nesta edição, haverá novamente passeios em comboio turístico aos locais do concelho onde cresce a Vitela de Lafões. A inscrição, gratuita, permite contactar com os animais no pasto, desfrutar da beleza das paisagens naturais do concelho e degustar produtos regionais.

As novidades no programa deste ano são o I Simpósio Bio – Agricultura Biológica “Um dos principais pilares estratégicos para Vouzela”, que se realiza no sábado, dia 26 de maio, a partir das 15h e a presença de três artesãos a mostrar a arte de construir alfaias agrícolas, como os arados ou fresas, em madeiras antigas. Esta recriação de tradições vem substituir o tradicional desfile etnográfico, dado que a maior parte das peças arderam com os incêndios florestais de outubro.

No dia 27 comemora-se o Dia Nacional da Gastronomia e o Dia Nacional do Folclore Português, com a participação do Rancho Folclórico de Carvalhal de Vermilhas e do Rancho “Grupo Recordações de Campia”.

O Festival da Vitela de Lafões tem como principal objetivo incentivar a produção e promover a confeção de Vitela de Lafões com certificação de Indicação Geográfica Protegida (IGP) nos restaurantes da região, garantindo a qualidade do produto.

O evento conta com o apoio da Confraria dos Gastrónomos de Lafões, Cooperativa 3 Serras, Cooperativa Agrícola de Vouzela, CLDS3G, Associação Empresarial de Lafões, Sequeira & Sequeira e Queijo Paiva.

a