Santos Evos entra no roteiro de street art de Viseu

A quarta edição do festival “Tons de Primavera” do qual faz parte o “Festival Street Art” terminou ontem em Viseu.

O festival “Tons de Primavera” contou, nesta quarta edição, com 11 novas intervenções artísticas em espaço público. No ano em que Viseu é a “Cidade Europeia do Folclore”, a arte pública propõe a interação entre a cidade e as freguesias rurais.

Às 28 criações que compõem atualmente o roteiro de street art de Viseu, juntaram-se nesta edição mais 11.

Sendo a descentralização artística e cultural uma das principais preocupações da Câmara Municipal de Viseu, foram escolhidas cinco das freguesias da cidade para receberem intervenções a nível do street art: Abraveses, Bodiosa, Santos Evos, Mundão e Calde.

Sandra Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Santos Evos, considera a iniciativa da escolha de freguesias rurais para a realização das intervenções bastante gratificante e divulga que o sítio escolhido é o atual museu da freguesia. “Fomos então contemplados com uma pintura, ou seja no âmbito do street art e o local escolhido para a mesma é uma parede no atual museu da freguesia, antiga escola primária”, afirma.

Para além da iniciativa de street art, o festival “Tons de Primavera” contou também com atuações musicais, um mix de eventos enoturísticos com workshops vínicos, vários operadores de street food onde esteve representada a gastronomia da região dando especial relevo a chás, enchidos, doces e ao mel. O festival incluiu ainda um conjunto de atividades e oficinas criativas dedicado às crianças.

Texto: Ana Raquel Abreu

Imagem: Viseu Marca