Semana Santa na Freguesia de Ribamar

Vila pertencente ao concelho da Lourinhã preparou a celebração da ressurreição de Jesus Cristo com vários eventos religiosos ao longo da última semana da Quaresma.

Entre os dia 25 de março e 1 de abril, decorreu na Paróquia de Ribamar, Lourinhã, a “Semana Santa”, sendo esta a última semana da Quaresma e que assinala a preparação para a festa pascal que ocorre no último domingo da mesma, mais conhecido por “Domingo de Páscoa”.

Esta semana foi iniciada no domingo de ramos, com a tradicional missa às 10h na Igreja de Ribamar, e foram vários os fiéis que estiveram presentes na mesma, tendo tido uma grande aderência.  Ao longo da semana, foram feitos diariamente eventos religiosos, quer na Igreja, quer pelas ruas da freguesia, sendo os mais conhecidos e já com muita afluência por parte da população, a Missa Crismal, mais conhecida por “Missa do Lava-Pés”, a Procissão da Paixão, a Vigília Pascal e a Missa do Domingo de Páscoa.

A Procissão da Paixão decorreu na sexta-feira santa, a sexta feira que antecede o Domingo de Páscoa, e é o evento durante a semana que mais pessoas atrai. Esta procissão baseia-se numa encenação teatral das várias estações bíblicas, desde a condenação à crucificação de Jesus Cristo pelas ruas da freguesia e é organizada e teatralizada pelo Agrupamento de Escuteiros 1066 de Ribamar.  Ao longo dos anos tem vindo a ser melhorada e atraindo cada vez mais pessoas, não só da própria freguesia, mas também como de outras freguesias e concelhos.

A Vigília Pascal decorreu na noite de sábado e baseia-se na vígília e adoração ao Santíssimo, tendo a semana encerrado com a tradicional Missa do Domingo de Páscoa, que celebra a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, tendo sido celebrada pelo pároco Joaquim Batalha.

 

Texto: Adriana Santos

 

a