A visita pascal na freguesia de Povolide

Povolide é uma freguesia, do concelho de Viseu, com várias aldeias e, por essa razão, a visita pascal ocorre durante dois dias, domingo e segunda-feira. No domingo de Páscoa a visita acontece nas aldeias ao redor da freguesia, como Nesprido, Nespereira e Cabril. Na segunda-feira de Páscoa a visita pascal ocorre na freguesia em si.

Como a freguesia de Povolide é grande a visita pascal começa de manhã e só termina ao fim do dia, sendo que a casa de Rita Paiva, moradora da freguesia de Povolide, é a última casa a ser visitada. “Temos até uma tradição muito engraçada, como a minha casa é a ultima a ser visitada, o padre e os seus acompanhantes lancham sempre connosco e com toda a minha família cá em casa”, afirma Rita Paiva.

A moradora de Povolide desde pequena que se lembra de os pais abrirem a porta para a visita pascal, tornando-se assim numa tradição, pois a Páscoa “é uma comemoração que sempre teve muita importância” na sua família. A moradora e a família reúnem-se nesta data especial e como os avós de Rita são bastante religiosos festejam muito este dia.

Apesar da sua família comemorar sempre este dia, Rita Paiva afirma que, pessoalmente, já não liga muito à Páscoa, pois sente que com o passar dos anos a Páscoa perdeu aquilo que realmente significava. Para Rita o motivo pelo qual a Páscoa perdeu o seu verdadeiro significado foi o facto de muita gente ter começado a fechar a porta à visita pascal. “Antigamente no dia de Páscoa, lembro-me de andar todo o dia de casa em casa, na casa de toda a gente cá da aldeia a beijar a cruz, atualmente só vou à casa dos meus avós, à minha e pouco mais”, acrescenta a moradora da freguesia de Povolide.  Apesar disso Rita Paiva continua a festejar e a gostar deste dia por causa da sua família.

 

Texto: Ana Beatriz Almeida

Imagem: Rita Paiva

a