Caminhadas juntam centenas de pessoas pela reabertura da linha do Douro

caminhada

As caminhadas na Linha do Douro, no troço desativado em 1987 entre o Pocinho e Barca d’Alva, estão na moda. Organizadas pela “Foz Côa Friends” – Associação e pelos The Brave Ones (um grupo de amigos), o evento juntou centenas de pessoas com o objetivo de caminhar pela linha, por onde noutros tempos o comboio circulava transportando pessoas e mercadorias. Durante o ano inteiro, são imensas as pessoas de todo o país que caminham pela linha desativada, sempre com o Rio Douro ao lado, na qual têm a oportunidade de contemplar uma das paisagens mais bonitas do mundo, classificada pela Unesco, em 2001, como Património da Humanidade.

Um dos principais objetivos destas caminhadas organizadas passa, essencialmente, pela sensibilização para que este troço seja reaberto. Embora por diversas vezes já se tenha afirmado que a linha iria se reaberta, mesmo por parte do governo, até ao dia de hoje, tal intento nunca chegou a acontecer.

Foz Côa Friends e The Brave Ones são atualmente quem defende mais afincadamente a reabertura deste troço e, por essa mesma razão, são os principais promotores ao nível do desenvolvimento das caminhadas, para despertar uma consciencialização, por parte da sociedade, de forma a haver uma constante luta, revelando, ao mesmo tempo, a importância/ necessidade da sua reabertura.

No início do ano, a comarca de Salamanca anunciou que o troço entre barca d’Alva e La Fregeneda (do lado espanhol) iria ser reabilitado e seria usado numa primeira fase para turismo. Esta notícia deu bastante ânimo a quem se mantém firme na luta pela reabertura da linha na sua totalidade.

Alípio Castro (texto e foto)

a