AADOP cria projeto pioneiro na área da oncologia

castpaiva

A Associação de Apoio a Doentes Oncológicos Paivenses (AADOC) realizou, no passado dia 17 de abril, a sua primeira iniciativa, que visa divulgar a associação e as suas causas. A iniciativa intitulada “Caminhada da Primavera” decorreu no concelho de Castelo de Paiva e contou com a presença de mais de 550 caminhantes.

Segundo José Adelino Ferreira Nunes, presidente da Associação, o objetivo desta iniciativa é divulgar o projeto, mas com a perspetiva futura de conseguir ajudar os doentes oncológicos. Os participantes pretendem a angariação de fundos para assegurar o seu transporte até aos hospitais onde os doentes estão a ser acompanhados.

As últimas semanas foram, para Adelino Nunes, extremamente importantes para o projeto, uma vez que “saiu a portaria que a AADOC sempre reivindicou”, ou seja, o regulamento que determina que os doentes com debilidades económicas ou que possuam algumas deficiências derivadas à doença terão transporte assegurado pelo estado.

Este é um projeto pioneiro, na medida em que cria um sistema eletrónico que permite agrupar os doentes de acordo com a sua patologia. Desta forma não têm de partilhar o transporte com os outros pacientes. Este projeto traz inúmeras vantagens e particularmente impede que os doentes esperem demasiado tempo pelas ambulâncias, o que, de acordo com um dos pacientes, pode levar cerca de “duas horas, com fome e cansaço extremo devido à quimioterapia”.

A coordenadora da iniciativa, Rosa Paiva, apelou ao paivenses para que se tornassem sócios e/ou voluntários da AADOC. “Queremos ser a família de quem não tem família, ou que tem mas que não possui disponibilidade de acompanhar”, disse.

Andreia Freitas

(texto e foto)

a