Cine Clube de Viseu exibe filmes de Victor Erice e Edgar Pêra

O Cine Clube de Viseu exibe nos dias 7 e 14 de dezembro os filmes “Fechar os olhos” e “Não sou nada”, de Victor Erice e Edgar Pêra respetivamente.

Por Carla Ferreira e João Micaela

O Cine Clube de Viseu apresenta no dia 7 de dezembro, quinta-feira, às 21h no IPDJ – Instituto Português da Juventude de Viseu, o filme Fechar os olhos. Um filme do autor Victor Erice que volta a filmar 30 anos depois da sua última longa-metragem.

Fechar os Olhos retrata a história de um ator espanhol que desaparece a meio da rodagem de um filme. Anos mais tarde, o mistério é reavivado por um programa de televisão que recupera imagens inéditas das últimas cenas em que participou, filmadas pelo seu amigo íntimo, o realizador Miguel Garay.

O realizador espanhol é também autor de clássicos como o Espírito da colmeia de 1973 e O Sul de 1983.

No dia 14 de dezembro será a vez do filme Não sou nada de Edgar Pêra na grande tela, no dia em que o Cine Clube de Viseu comemora o seu 68º aniversário.

Trata-se de um thriller psicológico que decorre dentro da cabeça de Fernando Pessoa. No seu Clube do Nada, habitado pelos heterónimos, o poeta concretiza todos os sonhos da sua vida, até que o heterónimo vanguardista, Álvaro de Campos, começa a disputar a autoridade de Pessoa de forma violenta.

Em 2023, o Cine Clube conta com oito ciclos temáticos de cinema, num total de 75 sessões, algumas das quais com a presença de cineastas e convidados. Mantém a atividade editorial, com a publicação do ARGUMENTO, e a aposta na promoção da produção audiovisual regional, no VISTACURTA, que trouxe cine-concertos e competição nacional de curtas. O projeto Cinema para as Escolas, continua a levar, pelo 23º ano consecutivo, a educação para o Cinema (através do Cinema) aos alunos desde o Pré-escolar ao Ensino Superior.