Politécnico de Viseu regista aumento de estudantes estrangeiros no ano letivo 2023/24

No presente ano letivo 2023/24, o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) acolheu um total de 614 estudantes estrangeiros, consolidando a sua posição como um destino académico global. Oriundos maioritariamente da Europa, África e América do Sul, estes estudantes estão distribuídos por todos os programas de estudo oferecidos pela instituição.

Por Daniel de Oliveira

José Santos Costa, presidente em exercício do IPV, destaca este aumento como parte de uma tendência nacional e sublinha a diversidade representada pelos 35 países de origem dos estudantes estrangeiros. “Temos atualmente 600 alunos de 35 nacionalidades estrangeiras a frequentar diferentes ciclos de estudos, o que confirma que o IPV é um destino fiável, cada vez mais global e inclusivo”, afirmou.

O IPV tem desempenhado um papel ativo na internacionalização da sua oferta educativa, chegando aos países de língua portuguesa, europeus e asiáticos. O presidente sublinha o esforço contínuo de reforço dos procedimentos de acolhimento, com vista a alargar ainda mais a presença significativa de estudantes internacionais.

As cidades de Viseu e Lamego beneficiam não só do afluxo de estudantes, mas também da riqueza cultural que estes trazem consigo. “A qualidade de vida oferecida por Viseu e Lamego é um complemento importante para atrair novos estudantes que procuram conciliar a vida estudantil com a vida social, cultural e desportiva”, comentou José Santos Costa.

Brasil, Guiné-Bissau e Angola destacam-se como os principais países de origem dos estudantes estrangeiros, sendo o Brasil o líder entre os participantes no Programa Erasmus e Protocolos Bilaterais de Cooperação, com 114 estudantes de 13 países diferentes, entre os quais Croácia, Finlândia, Grécia, Polónia, Lituânia, Turquia, Itália, Letónia, Espanha, Holanda, Alemanha e Roménia.