Comissão europeia aprova mais 1,5 Mil Milhões de Euros adicionais em Assistência à Ucrânia

Esta quarta-feira a Comissão Europeia efetuou um pagamento de 1,5 mil milhões de euros como parte do pacote de assistência macrofinanceira + em favor da Ucrânia. Este montante eleva o total da assistência concedida este ano a 16,5 mil milhões de euros, com a possibilidade de atingir até 18 mil milhões de euros no âmbito do referido pacote.

Por Daniel De Oliveira

O objetivo desta ajuda financeira é auxiliar a Ucrânia a enfrentar suas necessidades imediatas de financiamento, proporcionando um apoio financeiro estável, previsível e substancial ao longo de 2023. O montante disponibilizado hoje permitirá que a Ucrânia continue a pagar salários e pensões, além de manter operacionais serviços públicos cruciais, como hospitais, escolas e abrigo para pessoas deslocadas.

Além disso, a assistência contribuirá para a estabilidade macroeconómica da Ucrânia e para a recuperação de infraestruturas críticas danificadas durante a guerra de agressão da Rússia. Isso inclui a restauração de infraestruturas energéticas, sistemas de abastecimento de água, redes de transporte, estradas e pontes.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, comentou sobre o pagamento, afirmando: “O desembolso de 1,5 mil milhões de euros hoje eleva o montante total da nossa assistência macrofinanceira à Ucrânia para 16,5 mil milhões de euros desde o início do ano. No contexto da guerra de agressão da Rússia, esta ajuda financeira da Europa revelou-se fundamental para a estabilidade económica da Ucrânia e para a continuidade dos seus serviços públicos essenciais”, comentou.

Von der Leyen enfatizou ainda o compromisso contínuo da União Europeia com a Ucrânia, destacando que o apoio total, incluindo equipamento militar, ascende a quase 85 mil milhões de euros desde o início da guerra. Ela anunciou ainda uma proposta adicional de 50 mil milhões de euros em apoio para os ucranianos até 2027.

Num contexto mais amplo, o apoio da UE à Ucrânia e aos ucranianos, desde o início do conflito, totaliza quase 85 mil milhões de euros. Este gesto solidário busca não apenas aliviar as pressões financeiras imediatas da Ucrânia, mas também fortalecer sua resiliência econômica a longo prazo diante dos desafios causados pela guerra.