Mulheres mais valorizadas na China

Li Hong

A Saúde em Português participou no seminário “Desenvolvimento de capitação da mulher nos países lusófonos em 2016”, que contou ainda com a presença do Ministério do Comércio da República Popular da China, do Centro de Treinamento de Funcionários de Comércio Externo e Cooperação Económica de Fujian. A iniciativa ajudou à discussão do 5.º objetivo do desenvolvimento sustentável, a “Igualdade de Género”, que se pretende atingir até 2030.
Durante os primeiros dias, os representantes dos distintos países lusófonos como Brasil, Cabo-Verde, Moçambique e Portugal discutiram temas desde a promoção da carreira da mulher, à saúde reprodutiva e também o planeamento da política pública e os direitos das mulheres chinesas. Foram ainda debatidos assuntos que permitiram à Delegação da Saúde em Português um maior conhecimento acerca da capitação das mulheres no mundo chinês e, também, nos países lusófonos, assim como a abordagem de formas de cooperação novas que irão resultar num melhor e maior desenvolvimento humano.

A China não é, de todo, estranha a Portugal. A República Popular da China é a terceira maior potência económica e financeira mundial e o maior exportador do mundo. Por isso é importante que este nível de importância se faça sentir, também, a nível social, que é algo que até agora ainda não foi totalmente conseguido.

Andreia Vale

Imagem: Saúde em Português

a